Avaliação do perfil antropométrico e físico de crianças em idade escolar selecionadas em ambientes rurais e urbanos no sudoeste da Nigéria (piloto NigeriaLINX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2023.1.44368

Palavras-chave:

antropometria, perfil físico, idade escola, população urbana, população rural

Resumo

Objetivo: examinar o perfil antropométrico e físico de crianças em idade escolar selecionadas em ambientes rurais e urbanos.
Métodos: foi realizado um estudo transversal aplicando técnicas de amostragem em vários estágios, que incluíam processos de amostragem aleatória simples e sistemática, usadas para extrair amostras da população-alvo. A amostra constitui-se de crianças saudáveis que participaram voluntariamente do estudo, após consentimento para participação dado por um dos pais. As medições antropométricas incluíram altura, peso, altura sentada e IMC, enquanto os testes de aptidão física para o estudo incluíram sentar-se e alcançar, força de preensão manual, salto de velocidade, salto em largura, corrida de vaivém de 10 x 5 metros e teste de aptidão multiestágio. Foram usados para a análise escore z, escore STEN e teste t independentemente dos dados.
Resultados: um total de 222 crianças saudáveis com idade média de 10 anos (masculino=112, feminino=109) participaram do estudo. Os resultados mostraram que as crianças urbanas eram mais altas (Urbano=141,3±9,2m; Rurais=134±21,3m), mais pesadas (Urbano=37,6±10,4kg; Rurais=28,2±6,2kg), tinham mais força nas pernas (Urbano=105,7±25,5; Rurais =49,4±41,0) e força de braço (Urbano=15,7±4,1; Rural=13,4±5,2) do que as crianças da zona rural. No entanto, as crianças da zona rural tiveram maior pontuação de sentar e alcançar (Rural=25,3±5,8; Urbana=22,8±6,0) e completaram mais voltas no teste de condicionamento físico multiestágio (Rural=35,5±25,5; Urbana=12±5,7). Todas as variáveis eram significativamente diferentes entre crianças urbanas e rurais (P<0,05).
Conclusão: o presente estudo mostrou que as crianças das áreas urbana e rural diferiram nas variáveis antropométricas e físicas selecionadas. Portanto, o programa de educação física e as instalações de infraestrutura para atividades físicas e participação em esportes para crianças em idade escolar devem ser projetados com base no status socioeconômico, nas comodidades sociais e no nível de desenvolvimento da comunidade anfitriã.

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Biografia do Autor

Grace Otinwa, Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

Ph.D pela Universidade de Ibadan. Professor de Motricidade Humana na Faculdade de Educação da Universidade de Lagos, Akoka, Lagos. Chefe do Departamento de Motricidade Humana e Educação em Saúde (2010-2012 e 2013-2016). Vice-presidente do Conselho Internacional de Saúde, Educação Física, Recreação, Esportes e Dança (2015 até a data).

 

 

 

 

Boluwaji Jaiyesimi, Universidade Afe Babalola (ABUAD), Faculdade de Ciências, Unidade de Ciências do Esporte, Ado Ekiti, Estado de Ekiti, Nigéria.

Ph.D em Ciências do Esporte/Biomecânica do Esporte pela Universidade de Stellenbosch, África do Sul. M.Ed em Motricidade Humana e Educação para a Saúde (especialização em Fisiologia do Exercício); B.Ed em Cinética Humana e Educação em Saúde pela Universidade de Ibadan. Ele é Vice-Diretor de Esportes da Universidade Afe Babalola. Professor Associado de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências da Universidade Afe Babalola.

Toba Bamitale, Universidade Afe Babalola (ABUAD), Faculdade de Ciências, Unidade de Ciências do Esporte, Ado Ekiti, Estado de Ekiti, Nigéria.

 

Ph.D, M.Ed, B.Ed em Cinética Humana e Educação em Saúde, Departamento de Cinética Humana e Educação em Saúde, Universidade de Ibadan, Nigéria. Professor Associado, Coordenador do Programa de Ciências do Esporte, Universidade Afe Babalola, Ado Ekiti, Nigéria.

Habeeb Owolabi, Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

Ph.D. em Educação em Saúde pela Universidade de Lagos (UNILAG), em Akoka, Estado de Lagos, Nigéria. Lecurer II no Departamento de Cinética Humana e Educação em Saúde, Universidade Estadual de Educação de Lagos (LASUED), em Otto/Ijanikin, Estado de Lagos, Nigéria.

 

Gbenga Ajibola, Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

 

Ph.D. em Administração e Gestão Esportiva pela Universidade de Lagos, Akoka-Yaba, Lagos, Nigéria; Mestrado em Administração e Gestão Desportiva pela mesma Universidade; B.Sc.(Edu.) em Educação Física pela Universidade de Benin; Estado de Edo e Certificado Nacional de Educação da Faculdade de Educação Adeniran Ogunsanya, Estado de Lagos. Membro e atuou no conselho de diversas associações profissionais, incluindo o ICHPER. SD, NAPHER.SD, NIM, NSSM, etc.; atualmente trabalha como professor de Motricidade Humana e Educação em Saúde na Universidade de Lagos.

 

MacPherson Ogunsemore , Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

 

Ph.D em Administração e Gestão Esportiva pela Universidade de Lagos, Akoka-Yaba, Lagos Nigéria; M.Ed com especialização em Administração e Gestão Esportiva pela Universidade de Lagos Akoka-Yaba, Lagos Nigéria. Professor Associado do Departamento de Cinética Humana e Educação em Saúde, Faculdade de Educação da Universidade de Lagos, Akoka-Yaba, Lagos-Nigéria.

Musiliu Owolewa , Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

NCE - Educação Física e Saúde com especialização em Educação para Crianças com Deficiência Auditiva - Faculdade Federal de Educação (Especial) Estado de Oyo; Bacharelado Edu em Educação em Saúde - Universidade de Ilorin, Estado de Kwara; M.Ed em Educação em Saúde - Universidade de Ibadan, Estado de Oyo; Doutorado em vista - Universidade de Lagos, Nigéria.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

Otinwa, G., Jaiyesimi, B., Bamitale, T., Owolabi, H., Ajibola, G., Ogunsemore , M., & Owolewa , M. (2023). Avaliação do perfil antropométrico e físico de crianças em idade escolar selecionadas em ambientes rurais e urbanos no sudoeste da Nigéria (piloto NigeriaLINX). Scientia Medica, 33(1), e44368. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2023.1.44368