O papel do aleitamento materno no desenvolvimento de alergias respiratórias

Autores

  • Denise Rizzo Nique da Silva PUCRS
  • Aline Petter Schneider
  • Renato Tetelbom Stein PUCRS

Palavras-chave:

Asma, Atopia, Aleitamento materno

Resumo

Objetivos: revisar a literatura que trata da relação entre aleitamento materno e asma na infância. Fonte de dados: publicações científicas recentes, selecionadas através das bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed. Foram escolhidas publicações nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Procurou-se identificar o processo das reações alérgicas e das alergias respiratórias e qual o papel do leite materno na proteção de alergias respiratórias como asma a atopia. Síntese dos dados: a síndrome alérgica respira- tória é constituída por asma e rinite alérgica, com características de reação de hipersensibilidade tipo I, que resultam da interação de alérgenos ambientais com anticorpos IgE específicos. A maioria das revisões sobre fatores de risco para asma recomenda aleitamento materno exclusivo para reduzir a probabilidade do desenvolvimento de atopia e asma na infância. Embora tal visão seja amplamente aceita e difundida, os resultados da literatura são conflitantes. Conclusões: apesar das muitas pesquisas sobre o tema, não se pode concluir se o aleitamento materno ajudará a prevenir a sensibilização a alérgenos em crianças com enfermidades como asma. No entanto, por todas as suas conhecidas vantagens, o aleitamento materno exclusivo deve ser encorajado nos primeiros meses de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Rizzo Nique da Silva, PUCRS

Nutricionista Coordenadora da Unidade de Alimentação e Nutrição da Rede Metodista de Educação do Sul IPA. Mestre em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS).

Aline Petter Schneider

Nutricionista Clínica. Doutora em Ciências da Saúde - Clínica Médica (PUCRS). Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista IPA. Coordenadora do Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde – IPGS

Renato Tetelbom Stein, PUCRS

Médico pneumologista. Professor adjunto do departamento de pediatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Publicado

2009-03-19

Como Citar

Silva, D. R. N. da, Schneider, A. P., & Stein, R. T. (2009). O papel do aleitamento materno no desenvolvimento de alergias respiratórias. Scientia Medica, 19(1), 43–49. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/4162

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)