Importância e desafios do treinamento simulado em saúde

Autores

  • Carolina Felipe Soares Brandão Hospital Simulado do Curso de Medicina da UNICID
  • Dario Cecilio Fernandes Interuniversity Progress Test Medicine (iVGT) e Center for Education Development and Research in Health Professions (CEDAR) - University of Groningen, University Medical Center Groningen

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.30102

Palavras-chave:

simulação, educação médica, educação em saúde, erro médico, segurança do paciente.

Resumo

O uso da simulação no ensino em saúde amplia as oportunidades de aprendizagem, contribuindo de forma relevante para a prevenção de erros durante a atividade profissional. Entretanto, são vários os desafios para alcançar um treinamento simulado eficiente, incluindo a necessidade de adaptar o conhecimento produzido em diferentes contextos. Como deve ser organizado um centro de simulação? Como levar em conta as peculiaridades dos estudantes na aplicação do conceito de debriefing? Os instrumentos de avaliação foram validados para a população na qual estão sendo aplicados? Quais elementos devem ser incluídos no ensino baseado em simulação para melhorar a aquisição e/ou a retenção de habilidades, conhecimentos e atitudes?  Em que momento do currículo introduzir cada possibilidade de treinamento simulado, de modo a tornar o investimento válido? Neste editorial, os autores assinalam a importância do treinamento simulado em saúde e a necessidade de pesquisas que objetivem entender as diferentes situações e fornecer respostas a estas questões.

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Referências

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

Brandão, C. F. S., & Cecilio Fernandes, D. (2018). Importância e desafios do treinamento simulado em saúde. Scientia Medica, 28(1), ID30102. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.30102

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