Retenção da aprendizagem após treinamento em Suporte Básico de Vida com uso de simulação de baixa fidelidade em uma unidade hospitalar odontológica

Autores

  • Marcelo Nunes de Lima Universidade de Brasília - UnB Hospital Universitário de Brasília - HUB
  • Fernanda Drummond Ruas Gaspar
  • Túlio Gomes da Silva Mauro
  • Márcia Apoliano Mesquita Arruda
  • Gardênia da Silva Abbad

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.29410

Palavras-chave:

simulação, aprendizagem, suporte básico de vida, ressuscitação cardiopulmonar, odontologia.

Resumo

OBJETIVOS: Avaliar a retenção de aprendizagem dos participantes de um curso de Suporte Básico de Vida em uma unidade odontológica de um hospital universitário.

MÉTODOS: Este estudo combinou métodos quantitativos e qualitativos em um delineamento quasi-experimental, em que foram comparados os mesmos sujeitos, antes e em dois momentos após uma intervenção, a qual consistiu em um curso de treinamento em Suporte Básico de Vida. Os participantes eram servidores da Unidade de Saúde Bucal do Hospital Universitário de Brasília. Foram realizadas três avaliações: pré-teste, pós-teste e pós-teste tardio, para aferir a retenção de aprendizagem dos participantes. Em uma segunda etapa da pesquisa, foram realizadas entrevistas com os participantes aprovados no teste de retenção de aprendizado.

RESULTADOS: Ao todo, 66 profissionais participaram do curso e realizaram o pré-teste teórico e o pós-teste teórico e prático. Após um ano e cinco meses da realização do curso, 10 participantes foram submetidos ao pós-teste tardio, também teórico e prático. Em relação aos conhecimentos teóricos, a média foi 6,3±2,31 pontos no pré-teste, 8,3±1,25 pontos no pós-teste e 5,1±1,44 pontos no pós-teste tardio. Os resultados do pós-teste tardio revelaram também que 70% dos participantes cumpriram com o requisito mínimo em conhecimentos teóricos para aprovação no curso (5 de 10 pontos), mas apenas 20% foram aprovados na avaliação de retenção prática. Os dois participantes que foram aprovados na avaliação prática haviam repetido os treinamentos posteriormente ao curso inicial.

CONCLUSÕES: O curso de Suporte Básico de Vida baseado em simulação resultou em aprendizagem prática e teórica sobre ressuscitação cardiopulmonar. Entretanto, o efeito não se manteve após um ano e cinco meses, exceto em participantes que repetiram o treinamento nesse período, indicando que a retenção a longo prazo dessa aprendizagem exige mais oportunidades de treino ou prática. São necessários mais estudos para investigar a carga horária ideal, o número de repetições necessárias durante o treinamento e a frequência adequada dos treinamentos, bem como obter informações sobre a influência do conhecimento prévio dos participantes e da prática após o treinamento na retenção das habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Nunes de Lima, Universidade de Brasília - UnB Hospital Universitário de Brasília - HUB

Possui graduação em Enfermagem. Pós Graduado em Cardiologia pela PUC Goiás. Mestrando no Programa de Pós-graduação de Psicologia Social do Trabalho e das Organizações PSTO/UnB. Atualmente é Enfermeiro da Unidade de Telessaúde e Educação Permanente e Coordenador da Simulação Realística na Instituição Hospital Universitário de Brasília - HuB, Professor Voluntário da no Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília - UnB na Graduação e no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção a Cardiopulmonar da Faculdade de Ciências da Saúde FS/UnB. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados Críticos e de risco, Terapia Intensiva, Simulação Realística, Cardiologia, Enfermagem, American Heart Association, Suporte Básico de vida e Suporte Avançado de Vida em Cardiologia.

Referências

Aguinis H, Kraiger K. Benefits of training and development for individuals and teams, organizations, and society. Annu Rev Psychol. 2009;60(1):451-74. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.60.110707.163505

Burke LA, Hutchins HM. Training transfer: an integrative literature review. HRDR. 2007;6(3):263-96. https://doi.org/10.1177/1534484307303035

Bloom BS, Krathwohl DR, Masia BB. Taxonomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. 1ª ed. Porto Alegre: Globo; 1973.

Abbad GS, Borges-Andrade JE. Aprendizagem humana em organizações de trabalho. In: Zanelli JC, Borges-Andrade JE, Bastos AVB. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 2014. p 244-284.

Gonzalez MM, Timerman S, Gianotto-Oliveira R, Polastri TF, Dallan LAP, Araújo S, Lage SG, Schmidt A, Bernoche CSM, Canesin MF, Mancuso FJN, Favarato MH. I diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia: resumo executivo. Arq Bras Cardiol. 2013;100(2):105-13. https://doi.org/10.5935/abc.20130022

Hazinski MF, Nolan JP, Aickin R, Bhanji F, Billi JE, Callaway CW, Castren M, de Caen AR, Ferrer JM, Finn JC, Gent LM, Griffin RE, Iverson S, Lang E, Lim SH, Maconochie IK, Montgomery WH, Morley PT, Nadkarni VM, Neumar RW, Nikolaou NI, Perkins GD, Perlman JM, Singletary EM, Soar J, Travers AH, Welsford M, Wyllie J, Zideman DA. Part 1: Executive Summary: 2015 International Consensus on Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science With Treatment Recommendations. Circulation. 2015 Oct 20;132(16 Suppl 1):S2-39. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000270

Reeves S, Pelone F, Harrison R, Goldman J, Zwarenstein M. Interprofessional collaboration to improve professional practice and healthcare outcomes. Cochrane Database Syst Rev. 2017 Jun 22;6:CD000072. https://doi.org/10.1002/14651858.CD000072.pub3

Muller M, Hansel M, Stehr S, Weber S, Koch T. A state-wide survey of medical emergency management in dental practices: incidence of emergencies and training experience. Emerg Med J. 2008;25(5):296-300. https://doi.org/10.1136/emj.2007.052936

Nogami K, Taniguchi S, Ichiyama, T. Rapid deterioration of basic life support skills in dentists with basic life support healthcare provider. Anesth Prog. 2016;63(2):62-6. https://doi.org/10.2344/0003-3006-63.2.62

Jamalpour M, Asadi H, Zarei K. Basic life support knowledge and skills of Iranian general dental practitioners to perform cardiopulmonary resuscitation. Niger Med J. 2015;56(2):148-52. https://doi.org/10.4103/0300-1652.153407

Murphy M, Fitzsimons D. Does attendance at an immediate life support course influence nurses' skill deployment during cardiac arrest? Resuscitation. 2004;62(1):49-54. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2004.01.033

Sutton RM, Niles D, Meaney PA, Aplenc R, French B, Abella BS, Lengetti EL, Berg RA, Helfaer MA, Nadkarni V. Low-dose, high-frequency CPR training improves skill retention of in-hospital pediatric providers. Pediatrics. 2011;128(1):e145-51. https://doi.org/10.1542/peds.2010-2105

Bertóglio VM, Azzolin K, Souza EN, Rabelo ER. Tempo decorrido do treinamento em parada cardiorrespiratória e o impacto no conhecimento teórico dos enfermeiros. R Gaucha Enferm. 2006;29(3):454-60.

De Regge M, Vogels C, Monsieurs K, Calle P. Retention of ventilation skills of emergency nurses after training with the SMART BAG® compared to a standard bag–valve–mask. Resuscitation. 2006;68(3):379-84. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2005.07.013

Paige J, Garbee D, Kozmenko V, Yu Q, Kozmenko L, Yang T Bonanno L, Swartz W. Getting a head start: high-fidelity, simulation-based operating room team training of interprofessional students. J Am Coll Surg. 2014;218(1):140-9. https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.2013.09.006

Ziv A, Wolpe P, Small S, Glick S. Simulation-based medical education. Acad Med. 2003;78(8):783-8. https://doi.org/10.1097/00001888-200308000-00006

López-Messa J, Martín-Hernández H, Pérez-Vela J, Molina-Latorre R, Herrero-Ansola P. Novedades en métodos formativos en resucitación. Med Intens. 2011;35(7):433-41. https://doi.org/10.1016/j.medin.2011.03.008

Shadish W, Cook T, Campbell D. Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Belmont, CA: Wadsworth Cengage Learning; 2002.

Menard S. Handbook of longitudinal research. Amsterdam: Elsevier; 2008.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Lima, M. N. de, Gaspar, F. D. R., Mauro, T. G. da S., Arruda, M. A. M., & Abbad, G. da S. (2018). Retenção da aprendizagem após treinamento em Suporte Básico de Vida com uso de simulação de baixa fidelidade em uma unidade hospitalar odontológica. Scientia Medica, 28(1), ID29410. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.29410