Uso da simulação no ensino da anestesiologia em escola de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28348

Palavras-chave:

educação médica, simulação, anestesia geral, anestesia local, bloqueio anestésico.

Resumo

OBJETIVOS: Relatar a experiência com o ensino da anestesiologia a estudantes de medicina de forma prática e interativa, utilizando simuladores em cenários clínicos de anestesia com tarefas predeterminadas.

RELATO DA EXPERIÊNCIA: Na Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul são usados cenários clínicos simulados para o ensino de anestesia geral e bloqueios anestésicos. São disponíveis equipamentos completos e fármacos próprios a cada simulação. Alunos tem atuação direta no simulador para desempenho nas situações apresentadas. Para cada conduta, escolha de fármacos e doses requeridas, filmagens são realizadas com finalidade de fixação de conhecimentos e melhoramentos.

CONCLUSÕES: O ensino médico de anestesiologia com a utilização de simuladores tende a ser cada vez mais utilizado, uma vez que insere o aluno em situações simuladas próximas à realidade do processo anestésico, de forma interativa e atraente sem o risco real.  Situações clínicas de anestesias ou de complicações podem ser repetidas até a fixação do conhecimento e das habilidades, antes de enfrentar uma situação com pacientes reais.

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Biografia do Autor

Régis Borges Aquino, Pontifícia Universidade Católica(PUCRS) de Porto Alegre-RS

Médico especialista em Anestesiologia. Doutor em Medicina Clínica pela Pontifícia Universidade Católica  do Rio Grande do Sul(PUCRS). Professor na Disciplina de Anestesiologia da Escola de Medicina da PUCRS

Maria Cristina Smania, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) de Porto Alegre-RS

Escola de Medicina da PUCRS

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Aquino, R. B., & Smania, M. C. (2018). Uso da simulação no ensino da anestesiologia em escola de medicina. Scientia Medica, 28(1), ID28348. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28348

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