Desenvolvimento motor, cognição e linguagem em lactentes que frequentam creches

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2017.4.27993

Palavras-chave:

, desenvolvimento infantil, destreza motora, lactente, creche.

Resumo

OBJETIVOS: Avaliar a aquisição de marcos motores nos primeiros dois anos de vida e as relações entre motricidade ampla e motricidade fina, cognição e linguagem em lactentes que frequentam creches.

MÉTODOS: Estudo transversal de uma amostra não probabilística de lactentes frequentadores de creches públicas e privadas de uma cidade da região sul do Brasil. Foram utilizadas a Alberta Infant Motor Scale e a Bayley Scales of Infant and Toddler Development para a avaliação do desempenho motor de cada criança. Utilizou-se estatística descritiva para a caracterização da amostra e regressão linear simples em três distintas faixas etárias (grupo 1: entre seis e nove meses; grupo 2: entre 10 e 12 meses; grupo 3: entre 13 e 16 meses) para as análises das relações entre as variáveis motricidade ampla e fina, cognição e linguagem.

RESULTADOS: Foram estudados 63 bebês entre seis e 16 meses de idade que não apresentaram diferenças estatisticamente significativas nas suas características biológicas e sociodemográficas, quando comparados os três grupos estratificados. A maioria das crianças não adquiriu os marcos motores nos períodos esperados para a faixa etária. Houve correlação entre os escores de desenvolvimento, e observou-se que a motricidade ampla foi capaz de explicar grande parte da variabilidade nos escores de motricidade fina, cognição e linguagem (R2ajust>0,5) ao longo dos dois primeiros anos de vida.

CONCLUSÕES: As habilidades motoras observadas ocorreram, em geral, tardiamente na amostra observada. O atraso na aquisição dos marcos motores amplos repercutiu no atraso global do desenvolvimento, corroborando com a influência da motricidade ampla nos demais domínios do desenvolvimento.

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Publicado

2017-10-30

Como Citar

Machado, D., Valentini, N. C., Müller, A. B., & Pereira, K. R. G. (2017). Desenvolvimento motor, cognição e linguagem em lactentes que frequentam creches. Scientia Medica, 27(4), ID27993. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2017.4.27993

Edição

Seção

Artigos Originais