Crises convulsivas associadas à hipóxia neonatal e o potencial uso terapêutico do neuropeptídeo NAP

Autores

  • Samuel Greggio PUCRS
  • Jaderson Costa Dacosta PUCRS

Palavras-chave:

Imaturidade do sistema nervoso, Crise convulsiva neonatal, Hipóxia perinatal, Modelo animal, NAP, Neuroproteção.

Resumo

Objetivo: apresentar dados de revisão sobre os aspectos clínicos e fisiopatológicos das crises convulsivas neonatais associadas à hipóxia, as bases celulares e moleculares envolvidas neste processo e as evidências experimentais e clínicas da possível utilização terapêutica do neuropeptídeo NAP nesta condição. Fonte de dados: para a captação dos artigos utilizou-se a base de dados PubMed, inserindo os termos NAP, neonatal seizures e perinatal hypoxia. O critério de seleção de artigos foi a especificidade em relação ao tema estudado, preferencialmente a partir do ano de 1990. Além disso, foram utilizados também artigos clássicos de anos anteriores que se aplicavam ao propósito desta revisão. Síntese de dados: o risco de apresentar crises convulsivas está aumentado no período neonatal. Existem dificuldades no diagnóstico das crises, eficácia limitada do tratamento e potenciais efeitos adversos, dos anticonvulsivantes utilizados correntemente, no desenvolvimento cerebral dos recém-nascidos. Frente à urgência de novas estratégias para o tratamento das complicações resultantes de crises convulsivas neonatais associadas à hipóxia, o peptídeo NAP torna-se um forte candidato, considerando sua ação neuroprotetora em diversos modelos animais e em ensaios clínicos. Com estudos adicionais, o peptídeo NAP poderá ser empregado como novo agente terapêutico para a prevenção da hipóxia cerebral e das seqüelas das crises convulsivas em recémnascidos. Conclusões: apesar dos indícios positivos da aplicação do peptídeo NAP em modelos animais de neuropatologias e de seu sucesso preliminar em ensaios clínicos, são necessárias pesquisas adicionais a fim de entender particularidades desse composto, tais como mecanismo de ação e viabilidade clínica para o tratamento das crises convulsivas neonatais. DESCRITORES: SISTEMA NERVOSO/efeitos de drogas; CONVULSÕES; RECÉM-NASCIDO; HIPÓXIA FETAL; MODELOS ANIMAIS; NEUROPEPTÍDEOS/uso terapêutico; AGENTES NEUROPROTETORES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Greggio, PUCRS

Biomédico. Mestrando em Saúde da Criança, PUCRS. Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS, Laboratório de Neurociência e Sinalização Celular.

Jaderson Costa Dacosta, PUCRS

Professor Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina. Diretor do Instituto de Pesquisas Biomédicas, PUCRS.

Publicado

2008-04-08

Como Citar

Greggio, S., & Costa Dacosta, J. (2008). Crises convulsivas associadas à hipóxia neonatal e o potencial uso terapêutico do neuropeptídeo NAP. Scientia Medica, 18(1), 54–57. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/2430

Edição

Seção

Artigos de Revisão