Avaliação comportamental de ratos treinados em natação forçada

Autores

  • Ana Luiza Peretti Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
  • Camila Thieimi Rosa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
  • Tatiane Kamada Errero Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
  • Vinícius Baretta Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
  • Sara Cristina Sagae Schneider Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
  • Gladson Ricardo Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.1.20113

Palavras-chave:

Comportamento animal, Exercício, Estresse psicológico.

Resumo

Objetivos: O exercício físico regular tem diversos efeitos benéficos, contudo, há relatos de aumento na concentração de corticosteroides endógenos, os quais podem inibir a neurogênese e piorar as funções cognitivas, sendo este um aspecto dúbio do exercício físico. O objetivo deste estudo foi avaliar, por meio de testes comportamentais, o efeito do exercício crônico por natação forçada com e sem sobrecarga, sobre parâmetros de ansiedade em ratos Wistar.

Métodos: Foram utilizados 24 ratos Wistar, separados em três grupos: Grupo Controle – submetido apenas a avaliações e contato com a água; Grupo Natação – composto por animais submetidos à natação com tempo progressivo; Grupo Natação com Sobrecarga – composto por animais submetidos à natação com sobrecarga de 10% do peso corporal. O exercício ocorreu três vezes por semana, no período vespertino, com aumento no tempo a cada duas semanas (20, 30 e 40 minutos), totalizando seis semanas. Foi realizado em um tanque de água circular de 200 litros, com profundidade de 50 cm e temperatura da água mantida entre 30 e 32º C. A ansiedade dos animais foi avaliada pelos testes Labirinto em Cruz Elevado e Campo Aberto.

Resultados: Não houve diferenças significativas em qualquer dos testes comportamentais, comparando os três grupos.

Conclusões: Não houve alteração no padrão comportamental de ratos Wistar submetidos a diferentes protocolos de exercício (natação forçada com e sem sobrecarga) quando comparados ao grupo controle não submetido a exercícios

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Biografia do Autor

Ana Luiza Peretti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Laboratório de Estudo das Lesões e Recursos Fisioterapêuticos da Unioeste.

Camila Thieimi Rosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Laboratório de Estudo das Lesões e Recursos Fisioterapêuticos da Unioeste.

Tatiane Kamada Errero, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Laboratório de Estudo das Lesões e Recursos Fisioterapêuticos da Unioeste.

Vinícius Baretta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Laboratório de Estudo das Lesões e Recursos Fisioterapêuticos da Unioeste.

Gladson Ricardo Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2003) e doutorado em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é prof. adjunto C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, docente da graduação em Fisioterapia e Mestrado em Biociências e Saúde. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, laser de baixa potência, alongamento muscular, imobilização e remobilização, dor e ultrassom terapêutico. Atualmente é Bolsista Produtividade da Fundação Araucária. Membro do Comitê Assessor de Área - Fisioterapia INEP (MEC). Plantonista do Centro de Reabiltiação Física da Unioeste, com atendimento em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica.

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Publicado

2015-06-20

Como Citar

Peretti, A. L., Rosa, C. T., Errero, T. K., Baretta, V., Schneider, S. C. S., & Bertolini, G. R. F. (2015). Avaliação comportamental de ratos treinados em natação forçada. Scientia Medica, 25(1), ID20113. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.1.20113

Edição

Seção

Artigos Originais

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