Esofagite eosinofílica na criança

Autores

  • Matias Epifanio HSL-PUCRS
  • Sidiane Ferreira
  • Juliana Eloi
  • José Vicente Spolidoro

Palavras-chave:

Esofagite, Eosinofilia,

Resumo

Objetivos: Fornecer ao pediatra as informações necessárias para a suspeita clínica, diagnóstico precoce e conduta adequada nos casos acometidos por esofagite eosinofílica esta doença. Fonte de dados: Foram selecionados, através do MEDLINE, os artigos de periódicos médicos nacionais e internacionais mais relevantes sobre o tema dos últimos 20 anos. Síntese dos dados: São abordados os seguintes tópicos: incidência, etiologia, fisiopatologia, genética, sintomatologia, diagnóstico e tratamento, com ênfase especial no tratamento de eliminação, medicamentoso e endoscópico. Conclusões: Esofagite eosinofilica é uma inflamação com infiltrado de eosinófilos, que ocorre de forma isolada no esôfago, onde os sintomas, usualmente, são confundidos com os da doença por refluxo gastresofágico. A incidência desta doença vem aumentando nos últimos anos, sendo diagnosticada através da endoscopia digestiva alta e biópsias. O tratamento consiste em uma dieta de eliminação dos alérgenos envolvidos, assim como corticosteróides tópicos ou sistêmicos. DESCRITORES: ESOFAGITE; EOSINÓFILOS; ESOFAGOPATIAS; SINAIS E SINTOMAS DIGESTÓRIOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matias Epifanio, HSL-PUCRS

Gastroenterologista Pediátrico do HSL/PUCRS

Sidiane Ferreira

Residente de Gastroenterologia do HSL/PUCRS

Juliana Eloi

Gastroenterologista Pediátrica do HSL/PUCRS

José Vicente Spolidoro

Prof. do Depto. de Pediatria da FAMED/PUCRS e Chefe do Serviço de Endoscopia do HSL/PUCRS e Gastroenterogista Pediátrico.

Como Citar

Epifanio, M., Ferreira, S., Eloi, J., & Spolidoro, J. V. (2007). Esofagite eosinofílica na criança. Scientia Medica, 16(4), 183–189. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/1632

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)