Análise descritiva dos pacientes com fibrose cística em acompanhamento na Unidade de Pneumologia Pediátrica de um hospital universitário em Porto Alegre-RS

Autores

  • Valentina C. B. Gava Chakr aluna do 2º ano do curso de extensão em Pneumologia Pediátrica da PUCRS
  • Fernanda Maria Vendrusculo aluna do 9º semestre do Curso de Fisioterapia da PUCRS
  • Gabriela Tomedi Leites aluna do 9º semestre do Curso de Fisioterapia da PUCRS
  • Márcio Vinícius Fagundes Donadio Doutor em Fisiologia pela PUCRS; professor da Faculdade de Enfermagem, Nutriçã
  • Taísa Frescura Paim médica do Serviço de Pneumologia do HSL-PUCRS
  • Paulo José Cauduro Marostica Professor adjunto do Departamento de Pediatria da UFRGS; médico reponsável pel
  • Mara Rúbia Silveira

Palavras-chave:

Mucoviscidose, fibrose cística, criança, adolescente, nutrição, espirometria, pseudomonas, diagnóstico

Resumo


Objetivos: Descrever o perfil de pacientes acompanhados num centro de tratamento de médio porte, especializado em fibrose cística, e comparar os dados obtidos com os encontrados na literatura atual.
Métodos: Foram analisados e correlacionados dados de importância para o seguimento clínico dos pacientes com fibrose cística obtidos no banco de dados de acompanhamento dos mesmos pacientes. Os resultados foram expressos em médias ± desvio padrão (DP) ou medianas e amplitude interquartil 25-75%, conforme a distribuição das variáveis.
Resultados: Foram estudados 26 pacientes do sexo masculino e 22 do feminino. A idade mediana do diagnóstico foi de 0,98 anos. Dos 48 pacientes, 89,6%apresentam insuficiência pancreática e 29,1% mostraram pelo menos uma cultura positiva para Pseudomonas aeruginosa nos últimos 6 meses. Apresentavam redução dos parâmetros de função pulmonar o grupo com insuficiência pancreática (84 versus 112%; p = 0,005) e os portadores de infecção crônica por P. aeruginosa (75 versus 85%; p = 0,006).
Conclusões: Os dados obtidos em nosso estudo mostram que este grupo de pacientes se apresenta de maneira concordante aos dados disponíveis na literatura quanto às características analisadas da doença. Contudo, há uma exceção marcante quanto ao diagnóstico da mesma, ainda muito tardiamente realizado no Brasil.
DESCRITORES: FIBROSE CÍSTICA/diagnóstico; FIBROSE CÍSTICA/dietoterapia; CRIANÇA; LACTENTE: ADOLESCENTE; ESPIROMETRIA; PSEUDOMONAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Chakr, V. C. B. G., Vendrusculo, F. M., Leites, G. T., Donadio, M. V. F., Paim, T. F., Marostica, P. J. C., & Silveira, M. R. (2007). Análise descritiva dos pacientes com fibrose cística em acompanhamento na Unidade de Pneumologia Pediátrica de um hospital universitário em Porto Alegre-RS. Scientia Medica, 16(3), 103–108. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/1617

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)