Estabelecimento de Serviço de Tele-Eletrocardiografia Digital no sul do Brasil

Autores

  • Adolfo L. F. Sparenberg
  • Thais Russomano
  • Dario F. G. de Azevedo
  • Eleonora R. Soares
  • Tatiane R. Schaun

Resumo


Introdução: A deficiência de médicos em áreas remotas dificulta o diagnóstico e o manejo de doenças. O Tele-ECG Digital (SED) foi estabelecido objetivando a disponibilização de laudos de eletrocardiogramas através de dois protocolos: o primeiro com transmissão em ‘tempo real’, destinado ao atendimento emergências cardiológicas; e o segundo, com utilização da Internet, para os casos de avaliação cardiológica não emergencial.
Método: O SED foi implantado em dois hospitais da cidade de São Lourenço do Sul – um localizado na zona rural e outro no centro da cidade, e em um posto de saúde da cidade de Turuçu, ambas no RS. O SED inclui um aparelho digital de ECG, um software de telecomunicação, computadores, uma conexão de modem, linha fixa de telefonia e um telefone celular remoto.
Resultados: A amostra coletada por 1 ano envolveu as três instituições participantes. No total, foram realizados 1063 Tele-ECGs, sendo 622 por transmissão em tempo real e 441 através da Internet. No protocolo em tempo real, o tempo médio de transmissão foi de 8.1 (DP ± 1.7) minutos. Os resultados obtidos mostraram que 71.2% (443 de 622) dos ECGs transmitidos em tempo real foram considerados como patológicos, incluindo 66 (14.9%) de ECGs com sinais de alteração isquêmica aguda e 39 ECGs (8.8%) IAM com elevação do segmento S-T.
Conclusão: Em decorrência dos resultados descritos e de seu baixo custo, o Sistema de Tele-ECG Digital foi considerado como de grande utilidade para as Instituições de Saúde, beneficiando pequenas cidades, comunidades remotas e áreas rurais do Brasil.
UNITERMOS: TELEMEDICINA; ELETROCARDIOGRAFIA; CARDIOPATIAS/diagnóstico; TELECOMUNICAÇÕES; INTERNET; EMERGÊNCIAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Sparenberg, A. L. F., Russomano, T., Azevedo, D. F. G. de, Soares, E. R., & Schaun, T. R. (2006). Estabelecimento de Serviço de Tele-Eletrocardiografia Digital no sul do Brasil. Scientia Medica, 15(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/1563

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)