O papel do ensino superior no desenvolvimento profissional e da criatividade de trabalhadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.39979

Palavras-chave:

Criatividade, Desenvolvimento profissional, Ensino superior.

Resumo

O ensino superior exerce relevante papel no desenvolvimento de competências técnicas e genéricas. O objetivo deste estudo foi comparar as variáveis criatividade e percepção de desenvolvimento profissional entre trabalhadores com ensino médio (n=174) e com diploma universitário (n=150). A amostra teve um predomínio de mulheres (64,2%). Foram aplicados presencialmente os instrumentos Prova de Imaginação Criativa para Adultos e a Escala de Percepção Atual do Desenvolvimento Profissional. Para a análise de dados utilizamos testes t de Student, com cálculo do tamanho do efeito pelo d de Cohen. Trabalhadores com ensino superior apresentaram médias mais elevadas na percepção de desenvolvimento profissional e no desempenho criativo. Concluímos que o ensino superior contribui para a aquisição de competências profissionais e para o desenvolvimento da criatividade. Esses achados trazem reflexões acerca dos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação, tendo em vista o amplo papel de desenvolvimento de competências que se espera do ensino superior.

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Biografia do Autor

Rafaella Corrêa, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Niterói, RJ, Brasil.

 Mestre em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em Niterói, RJ, Brasil. Professora da graduação em Psicologia na UNIVERSO. Participante do Aprimora – Núcleo de Estudos em Trajetória e Desenvolvimento Profissional.

Luciana Mourão, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Niterói, RJ, Brasil; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil; com pós-doutorado no Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Professora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em Niterói, RJ, Brasil; professora visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Coordenadora do Aprimora – Núcleo de Estudos em Trajetória e Desenvolvimento Profissional.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Corrêa, R., & Mourão, L. (2024). O papel do ensino superior no desenvolvimento profissional e da criatividade de trabalhadores. Psico, 55(1), e39979. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.39979

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