Crianças com TDAH e professoras

Recursos e dificuldades

Autores

  • Anaísa Leal Barbosa Abrahão Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, (FFCLRP), Ribeirão Preto, SP, Brasil; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Franca, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2548-1846
  • Luciana Carla dos Santos Elias Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, (FFCLRP), Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0787-9041

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.39098

Palavras-chave:

transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, crianças, professores, escola

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) constitui risco no desenvolvimento infantil, impactando nas relações interpessoais e desempenho acadêmico. O presente estudo objetivou caracterizar recursos e dificuldades, relatados por professoras e crianças com TDAH, no contexto escolar. Participaram 43 estudantes (M=9,6 anos) e 36 professoras (M=43 anos) do ensino público de uma cidade do interior paulista. Os instrumentos utilizados foram entrevistas (crianças) e questionários (professoras). Foi realizada análise temática com auxílio do software Iramuteq. Os resultados apontaram dificuldades: nas crianças quanto ao autoconceito negativo, aos prejuízos acadêmicos e à exclusão por pares e, nas professoras, quanto à falta de conhecimento sobre o TDAH e à ausência de estratégias pedagógicas diferenciadas. Em relação aos recursos, o auxílio familiar em questões acadêmicas foi destacado pelas crianças e professoras. Os achados contribuem para a discussão de políticas educacionais, como formação continuada de professores e intervenções multidisciplinares.

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Biografia do Autor

Anaísa Leal Barbosa Abrahão, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, (FFCLRP), Ribeirão Preto, SP, Brasil; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Franca, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP (FFCLRP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; vinculada à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), em Franca, SP, Brasil.

Luciana Carla dos Santos Elias, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, (FFCLRP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, (FFCLRP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

Abrahão, A. L. B., & Elias, L. C. dos S. (2022). Crianças com TDAH e professoras: Recursos e dificuldades. Psico, 53(1), e39098. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.39098