Revisão integrativa sobre atitudes ambientais e educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.38779

Palavras-chave:

educação ambiental, atitudes ambientais, revisão de literatura

Resumo

A educação ambiental está envolvida na promoção de atitudes ambientais. Sendo essas determinantes para a preservação ambiental, considera-se importante compreendê-las sob o ponto de vista dos sujeitos envolvidos na educação ambiental. Assim, a presente revisão integrativa objetivou a análise da produção científica em torno das atitudes ambientais e suas relações com a educação ambiental, com foco nos sujeitos que executam tais atividades. Foram pesquisadas as bases de dados DOAJ, Medline/Pubmed, PEPSIC, Periódicos CAPES, Psycinfo, Redalyc, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Os resultados indicam a predominância de estudos com foco nos destinatários da educação ambiental e na modalidade formal. Entre aqueles que abordam os educadores, identificou-se que características ambientais, apoios e programas ligados à gestão ambiental resultam na execução de uma educação ambiental promotora de atitudes ambientais. Esses mecanismos são fundamentais para o desenvolvimento de percursos formativos que propiciem comportamentos ambientalmente responsáveis de educadores, favorecendo a emergência de atitudes ambientais de seus educandos.

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Biografia do Autor

Igor Schutz dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. 

Ariane Kuhnen, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Ciências Humanas e mestre em Sociologia política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. Professora aposentada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Santos, I. S. dos, & Kuhnen, A. (2022). Revisão integrativa sobre atitudes ambientais e educação ambiental. Psico, 53(1), e38779. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.38779