Treinamento em habilidades sociais com universitários

Revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.1.35692

Palavras-chave:

treinamento em habilidades sociais, habilidades sociais, universitários, revisão sistemática

Resumo

Habilidades Sociais (HS) são comportamentos necessários para o indivíduo conseguir se relacionar com os outros de forma satisfatória; sendo importantes para a adaptação do universitário à vida acadêmica. Esta revisão sistemática objetivou descrever pesquisas que aplicaram Treinamento em Habilidades Sociais (THS) em universitários, analisando efeitos, potencialidades e possíveis limitadores de tal intervenção. Foram avaliados artigos empíricos nacionais e internacionais de 2009 a 2018, indexados nas bases Web of Science, Pubmed, Scopus, PsycInfo e Biblioteca Virtual da Saúde, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 91 artigos, e, após as etapas de seleção, sete permaneceram para análise. Os resultados demonstraram que cinco dos sete estudos revelaram melhora nas HS após o THS, indicando que esta é uma estratégia promissora na promoção de saúde mental de universitários, embora mais pesquisas sejam necessárias, especialmente com desenho experimental, fazendo levantamento prévio de necessidades e avaliando o tamanho de efeito dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Oliveira Bortolatto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Francielle Pereira de Assumpção, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), Florianópolis, SC, Brasil

Psicóloga graduada pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Jéssica Limberger, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Erechim, RS, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil; professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Erechim, RS, Brasil.

Carolina Baptista Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFSGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Ilana Andretta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Fernanda Machado Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFSGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Referências

Alvarenga, C. F., Sales, A. P., Costa, A. D., Costa, M. D., Veroneze, R. B., & Santos, T. L. B. (2012). Desafios do ensino superior para estudantes de escola pública: um estudo na UFLA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 6(1), 55-71. https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.110

Bolsoni-Silva, A. T. (2009). Supervisão em habilidades sociais e seu papel na promoção deste repertório em estagiários de psicologia. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 5(1), 18-32. https://doi.org/10.5935/18085687.20090003

Bolsoni-Silva, A. T., Leme, V. B. E., Lima, A. M. A., Costa-Júnior, F. M., & Correia, M. R. G. (2009). Avaliação de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com universitários e recém-formados. Interação em Psicologia, 13(2), 241-251. https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.13597

Caballo, V. E. (2016). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais (5. reimpr.). Santos Editora.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2003). No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia, 8(3), 413-420. https://doi.org/10.1590/S1413294X2003000300008

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2014). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Editora Vozes.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. Casa do Psicólogo.

Estevez, A. G., Roche, J. F., Espinosa, A. H. R., & Rodríguez, D. L. (2018). Social Skills Training Program to Prevent Alcohol Consumption in University Students. International Journal of Health Sciences, 2(3), 43-54. https://doi.org/10.29332/ijhs.v2n3.216

Ferreira, V., S., Oliveira, M., A., & Vandenberghe, L. (2014). Efeitos a Curto e Longo Prazo de um Grupo de Desenvolvimento de Habilidades Sociais para Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 30(1), 73-81. https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100009

Gerk, E., & Cunha, S. M. (2006). As habilidades sociais na adaptação de estudantes ao ensino superior. In Bandeira, M., A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.), Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal (pp. 181-198). Casa do Psicólogo.

Knapp, P. (2004). Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica.

Artmed. Leme, V. B. R., Del Prette, Z.A.P., Koller, S. H., & Del Prette, A. (2016). Habilidades Sociais e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano: Análise e Perspectivas. Psicologia & Sociedade, 28(1), 181-193. https://doi.org/10.1590/1807-03102015aop001

Lima, D. R., Luna, R. C. M., Moreira, M. S., Marteleto, M. R. F., Duran, C. C. G., & Dias, E. T. D. M. (2016). Habilidades sociais em estudantes de medicina: treinamento para redução de estresse. ConScientiae Saúde, 15(1), 30-37. https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.6047

Lima, C. A., Soares, A. B., & Souza, M. S. (2019). Treinamento de habilidades sociais para universitários em situações consideradas difíceis no contexto acadêmico. Psicologia Clínica, 31(1), 95-121. https://doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n01A05

Limberger, J., Trintin-Rodrigues, V., Hartmann, B., & Andretta, I. (2017). Treinamento em habilidades sociais para usuários de drogas: revisão sistemática da literatura. Contextos Clínicos, 10(1), 99-109. https://doi.org/10.4013/ctc.2017.101.08

Lipsey, M. W. e Cordray, D. S. (2000). Evaluation methods for social intervention. Annual Review of Psychology, 51, 345-375. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.51.1.345

Lopes, D. C., Dascanio, D., Ferreira, B. C., Del Prette, Z. A., & Del Prette, A. (2017). Treinamento de habilidades sociais: avaliação de um programa de desenvolvimento interpessoal profissional para universitários de ciências exatas. Interação em Psicologia, 21 (1), 55-65. https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.36210

Mendo-Lázaro, S., Del Barco, B. L., Felipe-Castaño, E., Del Río, M. I. P., & Palacios-García, V. (2016). Evaluación de

las habilidades sociales de estudiantes de Educación Social. Revista de Psicodidáctica, 21(1), 139-156. https://doi.org/10.1387/RevPsicodidact.14031

Meneses, P. P. M., & Zerbini, T. (2009). Levantamento de necessidades de treinamento: reflexões atuais. Análise, 20(2), 50-64. https://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/face/article/view/2644/5079 Moreno, M. R. B., Segura, M. D., & Torres, M. A. G. (2013).

Entrenamiento en habilidades sociales en estudiantes universitarios de Magisterio de la especialidad de Educación Primaria: un estudio preliminar. Apuntes de Psicología, 31(1), 85-81. http://www.apuntesdepsicologia.es/index.php/revista/article/view/301/287

Mota, C. P., & Rocha, M. (2012). Adolescência e Jovem Adultícia: Crescimento Pessoa, Separação-Individuação e o Jogo das Relações. Psicologia: Teoria e Prática, 28(3), 357-366. https://doi.org/10.1590/S010237722012000300011

Neufeld, C. B., Maltoni, J., Ivatiuk, A. L., & Rangé, B. P. (2017). Aspectos técnicos e o processo em TCCG. In C. B. Neufeld, & B. P. Rangé (Orgs.), Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos: das evidências à prática (pp. 33 53). Artmed.

Olaz, F. O., Medrano, L. A., & Cabanillas, G. (2014). Effectiveness of Social Skills Training experiential method to strengthening social self-efficacy of university students. International journal of psychology and psychological therapy, 14(1), 377-396. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5684976

Olds, S. W., Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano (12. ed.) AMGH. Padovani, R. C., Neufeld, C. B., Maltoni, J., Barbosa, L. N. F., Souza, W. F, Cavalcanti, H. A. F., & Lameu, J. N. (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(1), 2-10. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20140002

Pureza, J. R., Rusch, S. G. S., Wagner, M., & Oliveira, M. S. (2012). Treinamento de Habilidades Sociais em Universitários: uma proposta de intervenção. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 8(1), 2-9. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20120002

Rodrigues, C. M., & Kublikowski, I. (2014). Os pais e a transição do jovem para a vida adulta. Psico, 45(4), 524- 534. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.4.16372

Silva, P. A., & Baptista, T. W. F. (2015). A Política Nacional de Promoção da Saúde: texto e contexto de uma política. Saúde debate, 39(especial), 91-104. https://doi.org/10.5935/0103-1104.2015S005327

Soares, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, 33(2), 139-151. https://doi.org/10.14417/ap.911

Wagner, M. O., Ferreira, I. M. F., & Neufeld, C. B. (2017). Desenvolvimento de habilidades em grupos. In C. B Neufeld, & B. P. Rangé (Orgs.), Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos: das evidências à prática (pp. 319-334). Artmed.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Bortolatto, M. de O., de Assumpção, F. P., Limberger, J., Menezes, C. B., Andretta, I., & Lopes, F. M. (2021). Treinamento em habilidades sociais com universitários: Revisão sistemática da literatura. Psico, 52(1), e35692. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.1.35692

Edição

Seção

Revisão Sistemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)