Desenho da Figura Humana: Sistemas Mais Utilizados na Avaliação Cognitiva de Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.31313

Palavras-chave:

DFH, teste de figuras humanas, cognição, crianças, avaliação psicológica

Resumo

Investigou-se sistemas cognitivos do Desenho da Figura Humana (DFH) mais utilizados no âmbito internacional e nacional, e realizou análise qualitativa. A busca foi feita no Periódicos CAPES, SciELO, Redalyc e Pepsic. A partir dos critérios de seleção, foram analisados 33 artigos que permitiram a identificação do sistema Goodenough-Harris, como o mais estudado internacionalmente, e o sistema Wechsler no contexto nacional. O ano de 2005 apresentou maior publicações. Observou-se predomínio da busca de evidências de validade com amostras brasileiras, enquanto que internacionalmente os estudos foram mais heterogêneos. Conclui-se que a maioria dos sistemas apresentam propriedades psicométricas minimamente adequadas sendo, porém, necessário a realização de novos estudos que investiguem o funcionamento dos sistemas, principalmente no âmbito nacional, que possui apenas 10 estudos. Limitações e agenda de pesquisa são apresentadas.

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Biografia do Autor

Fabian Javier Marin Rueda, Universidade São Francisco (USF)

Doutor.

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco (USF)

Doutora.

Acácia Angeli Dos Santos, Universidade São Francisco (USF)

Doutora.

Ana Deyvis Santos Araujo Jesuíno, Universidade São Francisco (USF)

Mestre.

Ana Carolina Zuanazzi, Universidade São Francisco (USF)

Doutora.

Adriana Satico Ferraz, Universidade São Francisco (USF)

Graduada em Psicologia.

Ariela Raissa Lima Costa, Universidade São Francisco (USF)

Mestre.

Fernanda Otoni, Universidade São Francisco (USF)

Graduada em Psicologia.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Rueda, F. J. M., Noronha, A. P. P., Dos Santos, A. A., Jesuíno, A. D. S. A., Zuanazzi, A. C., Ferraz, A. S., Costa, A. R. L., & Otoni, F. (2020). Desenho da Figura Humana: Sistemas Mais Utilizados na Avaliação Cognitiva de Crianças. Psico, 51(1), e31313. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.31313

Edição

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