Entre movimentos e trajetórias laborais de jovens profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.2.29659

Palavras-chave:

trabalho, ensino superior, jovens.

Resumo

O artigo resulta de uma investigação doutoral cujo objetivo foi compreender os movimentos laborais e os sentidos atribuídos ao trabalho por jovens profissionais. Entendemos que o processo de ingressar em uma universidade e, posteriormente, no “mundo do trabalho”, possui particularidades no Brasil, tensionado entre distintas áreas como a educação, em especial, a de nível superior, e o trabalho. Para o estudo, entrevistamos 16 jovens profissionais recém-formados em cursos noturnos de uma universidade federal. As análises, inspiradas nos Núcleos de Significação, foram realizadas por meio das 1) Marcas sociais; 2) Vivências nos cursos universitários e nos cursos de bacharelado; 3) Trajetórias laborais; e 4) Concepções sobre o trabalho. A partir dos resultados, consideramos que o trabalho, assim como a educação, mediou todo o movimento dos jovens profissionais em direção ao mundo do trabalho. Ademais, em seus processos de inserção profissional, os jovens, diante das dificuldades com as quais se defrontaram, ressignificaram suas concepções e expectativas em relação ao trabalho.

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Biografia do Autor

Geruza Tavares D'Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Docente do Curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Campus Carreiros, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS).

Maria Chalfin Coutinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS). Professora Titular Aposentada da UFSC. Bosista PQ/CNPQ.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

D’Avila, G. T., & Coutinho, M. C. (2019). Entre movimentos e trajetórias laborais de jovens profissionais. Psico, 50(2), e29659. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.2.29659

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