A função reflexiva em adolescentes em conflito com a lei e em adolescentes escolares

Autores

  • Taís Cristina Favaretto Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS
  • Luciane Maria Both Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS
  • Sílvia Pereira da Cruz Benetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.28320

Palavras-chave:

adolescência, delinquência juvenil, técnicas psicoterapêuticas.

Resumo

A função reflexiva (FR) é identificada como um constructo importante à compreensão psicopatológica e para a prática clínica. Sendo assim, neste artigo, busca-se ampliar o conhecimento sobre a função reflexiva em dois grupos de adolescentes com diferentes trajetórias, um em conflito com a lei (G1=91, M idade 16,57 anos, DP=0,77) e outro de escolares (G2=64, M de idade 15,89 anos, DP=0,75). Os instrumentos utilizados foram dados sociodemográficos, Questionário sobre Função Reflexiva para Jovens e Questionário de Capacidade e Dificuldades. Da amostra, identificou-se que 119 adolescentes eram não clínicos e 95 clínicos. A análise univariada demonstrou diferenças significativas na função reflexiva considerando a interação entre a variável G1 e G2 e as categorias clínico e não clínico. Assim, o G2 não clínico apresentou maior função reflexiva (M=8,60; DP=0,68; F=4,66; p<0,05), seguido pelo G1 clínico (M=8,29; DP=0,68). Tal característica no grupo clínico de adolescentes em conflito com a lei assinala hipermentalização. Aponta-se, portanto, a necessidade de avaliação e desenvolvimento da função reflexiva como prevenção em saúde mental.

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

Favaretto, T. C., Both, L. M., & Benetti, S. P. da C. (2019). A função reflexiva em adolescentes em conflito com a lei e em adolescentes escolares. Psico, 50(1), e28320. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.28320

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