Depressão e bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes: teste de modelos teóricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23012

Palavras-chave:

Depressão, Felicidade, Análise bifator.

Resumo

Embora sintomas de depressão e indicadores de bem-estar sejam tidos como teoricamente ortogonais, evidências sugerem, em contraste, uma correlação negativa entre eles. O presente estudo buscou testar diferentes modelos confirmatórios para explicar a relação entre sintomas depressivos e bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes. Participaram 331 estudantes (M = 12,42 anos; DP = 1), que responderam ao Inventário de Depressão Infantil (CDI), à Escala Baptista de Depressão – versão infantojuvenil (EBADEP-IJ) e à Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES). O melhor ajuste ocorreu para um modelo bifator, em que indicadores relacionados à depressão carregaram positivamente em um fator geral, enquanto indicadores de bem-estar subjetivo carregaram negativamente, além de se conectarem positivamente a um fator específico de aspectos positivos. Os achados integram as perspectivas aparentemente excludentes de que a depressão e o bem-estar subjetivo são ou polos opostos de um contínuo, ou entidades independentes.

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Biografia do Autor

Makilim Nunes Baptista, Universidade São Francisco

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; bolsista produtividade pelo CNPq; Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III) do Programa de Pós- Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Doutor em  Psiquiatria e Psicologia Médica pela  Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

Nelson Hauck Filho, Universidade São Francisco

Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba.  Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cassandra Cardoso, Universidade São Francisco

Docente no Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Erechim

Doutoranda em Avaliação Psicológica no Programa de Pós - Graduação Strictu Sensu da Universidade São Francisco - USF - Itatiba - SP

Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pela UNISINOS

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Baptista, M. N., Filho, N. H., & Cardoso, C. (2016). Depressão e bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes: teste de modelos teóricos. Psico, 47(4), 259–267. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23012

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