Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".
  • É obrigatório o preenchimento da Folha de Rosto, com as informações do artigo. Este documento deve ser encaminhado separadamente no momento da submissão.

Diretrizes para Autores

  • O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral e, para fins de submissão de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação abaixo indicados em “Condições para Submissão”.
  • As informações sobre os autores devem conter os seguintes dados: nome completo com a grafia correta; ORCID (ver: orcid.org); afiliação: instituição, cidade, estado e país (em nenhum caso as afiliações devem vir acompanhadas das titulações ou minicurrículos dos autores. Estes, quando presentes, devem ser publicados separadamente das afiliações como notas do autor). e-mail; endereço postal físico completo do autor correspondente, podendo ser o institucional, disposto no final do artigo; fonte de financiamento da pesquisa (se houver).
  • Todos os autores devem declarar qualquer relação financeira ou pessoal com outras pessoas ou organizações que possam inapropriadamente influenciar (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem relações de trabalho, consultorias, propriedade de patentes, produtos ou processos, honorários, financiamentos e bolsas. Se não houver conflito de interesse, então declare explicitamente que não existem conflitos.
  • Opcionalmente, os autores podem indicar no final do artigo: a) agradecimentos; b) minicurrículo: formação acadêmica e profissional
  • Será dada preferência a artigos escritos em Inglês, mas manuscritos redigidos em Português ou Espanhol também podem ser submetidos. No caso de textos escritos originalmente em língua estrangeira, eles deverão conter título, resumo e palavras-chave em português e nas demais línguas da interface da revista.
  • As informações bibliográficas estão corretas e de acordo com a norma adotada pelo periódico.
  • A contribuição deverá ser original e inédita e não poderá estar sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao editor” ao submeter o texto no portal.
  • A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem e sua contribuição para a linha temática da publicação. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.
  • O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. A eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.
  • Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial nem do Conselho Editorial.

Normas para submissão de artigos:

Instrução para envio dos manuscritos

Os documentos devem ser enviados em três arquivos eletrônicos separados, atendendo aos conteúdos específicos para cada arquivo:

1. Documento suplementar I: A “Carta de Identificação” do(s) autor(es) deve conter preenchidas obrigatoriamente as seguintes informações: i) Título do trabalho; ii) Nome completo do(s) autor(es) com e-mail para contato; iii) Respectiva(s) maior titulação acadêmica; iv) Respectiva(s) afiliação institucional; v) Endereço para correspondência. Clique em Carta de Identificação para download.

2. Documento suplementar II: A “Carta de Submissão” deve ser assinada por todos os autores e anexada em formato PDF. Clique em Carta de Submissão para download.

3. Documento principal: Manuscrito.

3.1. Requisitos de formatação do Manuscrito

  • Fonte: 12, Times New Roman
  • Margem: superior e inferior, direita e esquerda 2,5cm.
  • Numeração de páginas: direita superior
  • Espaçamento de linhas: 1,5 para o texto (menos para tabelas e figuras).
  • Alinhamento do texto: justificado
  • Número de páginas: até 18 páginas A4 (incluindo o corpo do texto, referências bibliográficas, tabelas e figuras; excluída nessa contagem as páginas de títulos, resumos e palavra-chave).
  • Salvo em documento Word (Microsoft Word)

3.2. Requisitos de conteúdo

  • Não deve constar no manuscrito inicial qualquer tipo identificação quanto autoria, afiliação, órgão de fomento e/ou agradecimentos. Possibilidade admitida na versão final.
  • Títulos, resumos e palavras-chave no mesmo arquivo do manuscrito, mas em página separada.
  • Título em português, inglês e espanhol, com no máximo 15 palavras, sendo todas em maiúscula.
  • Resumo em português, inglês e espanhol, com no máximo 150 palavras (ou 960 caracteres incluindose pontuações e espaços). (a) Em relatos de pesquisa, o resumo deve conter: contextualização do tema e o problema, características da amostra, instrumentos utilizados para coleta dos dados, procedimentos, resultados e conclusões. (b) Nas revisões sistemáticas de literatura, o resumo deve apresentar a abrangência temática, objetivos, método, principais resultados e conclusões. 
  • Palavras-chave em português, inglês e espanhol, com até 5 palavras, separadas por ponto e vírgula (;). (a) Devem estar de acordo com a Terminologia em Psicologia, disponível na BVS-Psi.
  • Nos destaques de: palavras, expressões ou pequeno texto, apenas sublinhar (não utilizar negrito e/ou itálico).
  • Rodapé: evitar uso de notas de rodapé, utilizando somente quando de extrema necessidade, para esclarecimento da expressão utilizadas.
  • Mencionar procedimentos éticos adotados.
  • A Revista PSICO utiliza como referência as normas da American Psychological Association – APA. Para um guia de conferência rápido, consulte o endereço eletrônico www.apa.org. APA - Regras Gerais

Política de Privacidade

• As informações inseridas no cadastro do Sistema de Editoração Eletrônica da Revista Psico serão utilizadas exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

• A Revista não fornece informações a terceiros sobre manuscritos que estejam em processo de avaliação ou que tenham recebido pareceres negativos para publicação.

• Os manuscritos enviados para avaliação são tratados de forma reservada, sendo acessíveis apenas à Comissão Editorial ligada ao processo de avaliação e publicação dos artigos.