Tarefa N-Back Visual: construção de um instrumento de avaliação de memória de trabalho para crianças

Autores/as

  • Mariana Batista Lima PUCRS
  • Mirella Liberatore Prando PUCRS
  • Anelise Meurer Renner PUCRS
  • Tatiana Carvalho DeNardi PUCRS
  • Rochele Paz Fonseca PUCRS
  • Rodrigo Grassi-Oliveira PUCRS

Palabras clave:

N-Back, memória de trabalho, crianças.

Resumen

Prejuízos em tarefas que avaliem a WM têm sido observados em estudos com crianças acometidas por trans- tornos psiquiátricos com características neurodesenvolvimentais. Objetivo: elaborar estímulos visuais para serem usados na tarefa N-Back para crianças de 6 a 12 anos. Método: serão apresentadas fotos selecionadas de animais. Realizou-se um estudo com 38 crianças. Resultados: observou-se que os animais dos estímulos do N-Back são facilmente reconhecidos pelas crianças. Conclusão: a partir deste estudo preliminar, a tarefa N-Back mostrou-se apta à utilização em larga escala. Os dados deverão receber medidas de padronização e norma- tização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Batista Lima, PUCRS

Fonoaudióloga. Especialização em Neuropsicologia – UFRGS. Mestranda em Psicologia, Grupo de Neurociência Cognitiva do Desenvolvi- mento – PUCRS.

Mirella Liberatore Prando, PUCRS

Fonoaudióloga. Doutoranda em Psicologia, Grupo de Neuropsicologia Clínica e Experimental – PUCRS.

Anelise Meurer Renner, PUCRS

Acadêmica de Psicologia, Grupo de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento – PUCRS.

Tatiana Carvalho DeNardi, PUCRS

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia, Grupo de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento – PUCRS.

Rochele Paz Fonseca, PUCRS

Professora, Doutora, Grupo de Neuropsicologia Clínica e Experimental – PUCRS.

Rodrigo Grassi-Oliveira, PUCRS

Pepartamento de Pós-Graduação em Psicologia. Grupo de Pesquisa em Psicobiologia e Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento.

Publicado

2012-02-28

Cómo citar

Lima, M. B., Prando, M. L., Renner, A. M., DeNardi, T. C., Fonseca, R. P., & Grassi-Oliveira, R. (2012). Tarefa N-Back Visual: construção de um instrumento de avaliação de memória de trabalho para crianças. Psico, 42(4). Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/7656

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>