Entender e envolver: avaliando dois objetivos de um programa para cuidadores de idosos com Alzheimer

Autores

  • Camila Rafael Ferreira Campos Universidade Federal de São Carlos, SP
  • Thaís Ramos de Carvalho Universidade Federal de São Carlos, SP
  • Elizabeth Joan Barham Universidade Federal de São Carlos, SP
  • Letícia Ribeiro Fernandes de Andrade Universidade Federal de São Carlos, SP
  • Angélica Sonego Giannini Universidade Federal de São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.29444

Palavras-chave:

sobrecarga, intervenção, psicoeducação, habilidades sociais, enfrentamento de estresse.

Resumo

Intervenções efetivas são necessárias para ajudar familiares que cuidam de idosos com doença de Alzheimer (DA) a manejarem as dificuldades que surgem nessa situação. Neste estudo, foram avaliados dois objetivos de uma intervenção psicoeducativa, que visavam ajudar cuidadores familiares a: (a) entender formas construtivas de agir e (b) envolver o idoso com DA em atividades cotidianas. Participaram do programa 15 cuidadoras, que responderam um instrumento de conhecimentos e outro sobre comportamentos do idoso, em três momentos. Foram observados resultados significativos na aprendizagem de conceitos (t(13)=9,048; p<0,001; d=2,42) e em sua retenção, quando se comparou o follow-up com o pré-teste (t(10)=6,431; p<0,001; d=1,95). O uso de estratégias novas para contornar dificuldades dos idosos também foi mantido, um ano depois do término da intervenção. Assim, esse programa apresentou efeitos positivos para os cuidadores.

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Biografia do Autor

Camila Rafael Ferreira Campos, Universidade Federal de São Carlos, SP

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação da Univerisdade Federal de São Carlos. Bolsista pela Fundação de Amparo a pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Thaís Ramos de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos, SP

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação da Univerisdade Federal de São Carlos. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Elizabeth Joan Barham, Universidade Federal de São Carlos, SP

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Letícia Ribeiro Fernandes de Andrade, Universidade Federal de São Carlos, SP

Graduanda em psicologia e bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Angélica Sonego Giannini, Universidade Federal de São Carlos, SP

Graduanda em psicologia e bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

Campos, C. R. F., Carvalho, T. R. de, Barham, E. J., Andrade, L. R. F. de, & Giannini, A. S. (2019). Entender e envolver: avaliando dois objetivos de um programa para cuidadores de idosos com Alzheimer. Psico, 50(1), e29444. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.29444

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