Análise da estrutura dimensional da escala de automonitoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.28544

Palavras-chave:

adaptação acadêmica, automonitoria, análise fatorial.

Resumo

As relações na universidade provavelmente são responsáveis por redes que facilitam os processos de aprendizagem e a permanência no Ensino Superior. O conceito de automonitoria pressupõe que as pessoas regulam a autoapresentação, adaptando ações de acordo com as pistas situacionais, o que muito facilitaria o processo de integração. Este estudo teve o objetivo de analisar a estrutura dimensional da Escala de Automonitoria por meio da análise de network. Participaram 500 alunos de instituições públicas e privadas de Ensino Superior, de ambos os sexos e idade entre 18 a 38 anos. Os dados foram coletados em sala de aula e os participantes assinaram o TCLE. A análise preservou os 18 itens e manteve dois fatores se aproximando do modelo em inglês. A escala apresenta evidências de validade que permite a utilização no contexto brasileiro. Estudos prospectivos podem viabilizar a análise das associações entre automonitoria e outras variáveis da adaptação acadêmica.

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Biografia do Autor

Marcia Cristina Monteiro, União das Instituições Educacionais de São Paulo, SP

Doutora em Psicologia Social

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Psicologia Cognitiva

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Monteiro, M. C., & Soares, A. B. (2019). Análise da estrutura dimensional da escala de automonitoria. Psico, 50(3), e28544. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.28544

Edição

Seção

Artigos