Estudio de Comparación entre Contextos de Juegos en Institución de Acogida Infantil

Autores/as

  • Luísa Sousa Monteiro Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Daniela Castro dos Reis Universidade Federal do Pará
  • Celina Maria Colino Magalhães Universidade Federal do Pará
  • Janari da Silva Pedroso Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.17978

Palabras clave:

Juegos, Institucionalización, Desarrollo Infantil.

Resumen

Este trabajo objetivó describir y comparar los juegos ocurridos en contextos: estructurado (CE) y semiestructurado (CSE) en una institución de acogida infantil. Participaron 10 niños de cinco a seis años, con tiempo de acogida que varió de uno a 12 meses. Las secciones de observación fueron realizadas en el CE (ludoteca) y el CSE (cobertizo, playground, piscina). Se realizaron 117 registros de cinco minutos, totalizando 585 minutos de observación. Los resultados mostraron la categoría juego simbólico como más frecuente (43,25%), seguida de la contingencia física (35,04%) y del juego exploratorio (8,38%). La elección de los juegos cambió en función del contexto. La estereotipia de género fue observada en la elección del tema de los juegos. El estudio aclara para ofrecer contextos de juegos diferentes, disponibilidad de recursos lúdicos y humanos susceptibles a las innumerables demandas de niños, para configurar las instituciones de acogida infantil como contextos completos de desarrollo.

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Biografía del autor/a

Luísa Sousa Monteiro Oliveira, Universidade Federal do Pará

Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2014). Membro do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, UFPA. Terapeuta Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará, 2011. Desenvolve estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento humano, atualmente com foco em crianças em situação de vulnerabilidade social, brincadeiras e brinquedoteca.

Daniela Castro dos Reis, Universidade Federal do Pará

Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2002), com especialização em Gestão das organizações, mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) em andamento pela Universidade Federal do Pará. Executou o Projeto Rede Vitória Régia-UNICEF,FIDESA-Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia, com a temática garantias de direitos da criança e do Adolescente no Estado do Pará. Tem experiência como professora de Pós-graduação na Faculdade Montenegro e atuação na Assistência Social pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, na área da Proteção Social Básica-CRAS-Bolsa Família e Assessora Técnica da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e com o Sistema de Garantia de Direito. Experiência na área de Psicologia nos seguintes temas: criança, adolescente, desenvolvimento e ribeirinho

Celina Maria Colino Magalhães, Universidade Federal do Pará

Psicóloga. Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1995. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará , coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. e Vice coordenadora do Grupo de Trabalho Brinquedo, aprendizagem e saúde na ANPEPP. Ministra disciplinas na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Janari da Silva Pedroso, Universidade Federal do Pará

Psicólogo. Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará/Núcleo de Altos Estudos da Amazônia. Pós-Doutorado em Psicologia, na Universidade Católica de Brasília. Especialista em Rorschach. Professor Associado I da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Coordenador o "Laboratório de Pesquisa: Desenvolvimento e Saúde" - LADS. Membro da ANPEPP no Grupo Trabalho: “Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde”. Bolsista CAPES. Pesquisador CNPq.

Citas

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Publicado

2015-08-25

Cómo citar

Oliveira, L. S. M., Reis, D. C. dos, Magalhães, C. M. C., & Pedroso, J. da S. (2015). Estudio de Comparación entre Contextos de Juegos en Institución de Acogida Infantil. Psico, 46(3), 311–320. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.17978

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