A relação entre o contexto familiar e o envolvimento com bullying escolar

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.37630

Palavras-chave:

bullying, relações familiares, violência escolar

Resumo

O envolvimento com o bullying escolar pode relacionar-se ao amplo contexto desenvolvimental do indivíduo, incluindo a família. Esta revisão sistemática objetivou identificar a produção científica nacional e internacional entre 2015 e 2019 sobre a relação entre bullying escolar e família. Os artigos foram coletados nas bases de dados LILACS, PubMed, PsycInfo e ERIC, a partir dos descritores “bullying AND família”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram analisados 48 artigos empíricos. Eles foram apresentados quanto à forma de relação entre família e bullying e situados como fatores de proteção ou risco aos escolares. Os resultados foram submetidos à análise temática, embasada na teoria sistêmica bioecológica. Identifi cou-se que o contexto familiar tem sido associado ao envolvimento em situações de bullying escolar, enquanto fator de proteção, mas principalmente de risco para a prática ou vitimização por bullying. Esta revisão auxilia na interpretação desta relação, indicando lacunas e possibilidades para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Lima Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, RO, Brasil. Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Mônica Sperb Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil. Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Univeridade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre RS, Brasil.

Cleonice Alves Bosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Psicologia pelo Institute Of Psychiatry (IOP), em Londres, Grã-Bretanha; pós-doutoramento em Psicologia pela Universidade de Cincinnati (UC), Estados Unidos. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

Ada, M. J., Okoli, G., Obeten, O. O., & Akeke, M. N. G. (2016). Prevalence, Causes and Effects of Bullying in Tertiary Institutions in Cross River State, Nigeria. Journal of Education and Practive, 7(29), 98-110. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1118880.pdf

Adegboyega, L., Okesina, F. A., & Jacob, O. A. (2017). Family Relationship and Bullying Behaviour among Students with disabilities in Ogbomoso, Nigeria. International Journal of Instruction, 10(3), 241-256. https://doi.org/10.12973/iji.2017.10316a DOI: https://doi.org/10.12973/iji.2017.10316a

Álvarez-García, D., Pérez, J. C. N., González, A. D., & Pérez, C. R. (2015). Risk factors associated with cybervictimization in adolescence. International Journal of Clinical and Health Psychology. 15(3), 226-235. https://doi.org/10.1016/j.ijchp.2015.03.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijchp.2015.03.002

Akerman, L., Borsa, J. C., Landim, I., & Bienemann, B. (2018). Brazilian caregivers’ conception on child bullying. Psicologia: Reflexão e Crítica, 31(31), 1-11. https://doi.org/10.1186/s41155-018-0113-0 DOI: https://doi.org/10.1186/s41155-018-0113-0

Andrada, E. G. C. de. (2003). Família, escola e a dificuldade de aprendizagem: intervindo sistemicamente. Psicologia Escolar e Educacional, 7(2), 171-178. https://doi.org/ 10.1590/S1413-85572003000200007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572003000200007

Ates, B., Kaya, A., & Tunc, E. (2018). The Investigation of Predictors of Cyberbullying and Cyber Victimization in Adolescents. International Journal of Progressive Education, 14(5), 103-118. https://doi.org/10.29329/ijpe.2018.157.9 DOI: https://doi.org/10.29329/ijpe.2018.157.9

Bandeira, C. de M., & Hutz, C. S. (2010). As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional, 14(1), 131-138. https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100014 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100014

Bevilacqua, L., Shackleton, N., Hale, D., Allen E., Bond L., Christie D., Elbourne D., Fitzgerald-Yau N., Fletcher A., Jones R., Miners A., Scott S., Wiggins M., Bonell C., & Viner R. (2017). The role of family and school-level factors in bullying and cyberbullying a cross-sectional study. BMC Pediatrics, 17(160), 1-10. https://doi.org/10.1186/s12887-017-0907-8 DOI: https://doi.org/10.1186/s12887-017-0907-8

Braun V., Clark, V., Hayfield, N., Terry, G. (2019). Thematic Analysis. In Liamputtong, P. (ed.), Handbook of Research Methods in Health Social Sciences (pp. 843-860). Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-5251-4_103

Bronfenbrenner, U. (1996/1979). A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. M. A. V. Veronese (Trad.). Artmed.

Giraldo, N. I. B., Castrillón, J. J. C., Cañón, S. C., Acevedo, J. A. G., Echeverri, L. M., Pacheco, S. S., & Suárez Ruiz, F. A. (2016). Frecuencia y factores asociados al acoso escolar en colegios públicos. Psicología desde el Caribe, 33(3), 312-332. https://doi.org/10.14482/psdc.33.3.7767 DOI: https://doi.org/10.14482/psdc.33.3.7767

Campbell, M., Straatmann, V. S., Lai, E., Potier, J., Pereira, S. M. P., Wickham, S. L., & Taylor-Robinson, D. C. (2019). Understanding social inequalities in children being bullied: UK Millennium Cohort Study findings. PloS one, 14(5), e0217162. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0217162 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0217162

Cerezo, F., Ruiz-Esteban, C., Sánchez Lacasa, C., & Arense Gonzalo, J. J. (2018). Dimensions of parenting styles, social climate, and bullying victims in primary and secondary education. Psicothema, 30(1): 59-65. https://doi.org/10.7334/psicothema2016.360

Costa, M. R. da, Xavier, C. C., Andrade, A. C. de S., Proietti, F. A., & Caiaffa, W. T. (2015). Bullying among adolescents in a Brazilian urban center – “Health in Beagá” Study. Revista de Saúde Pública, 49, 56. https:// doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005188 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005188

Craig W., Harel-Fisch Y., Fogel-Grinvald H., Dostaler S., Hetland J., Simons-Morton B., Molcho, M., Mato, M. G., Overpeck, M., Due, P., Pickett, W. (2009). A cross-national profile of bullying and victimization among adolescents in 40 countries. International Journal of Public Health, 54(Suppl 2), 216-224. https://doi.org/10.1007/s00038-009-5413-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s00038-009-5413-9

Dietrich, L., & Ferguson, R. F. (2019). Why stigmatized adolescents bully more the role of self-esteem and academic status insecurity. International Journal of Adolescence and Youth, 25(1), 305-318, https://doi.org/10.1080/02673843.2019.1622582 DOI: https://doi.org/10.1080/02673843.2019.1622582

Fernandes, G., Yunes, M. A. M., & Finkler, L. (2016). Percepções de Adolescentes Escolares sobre as Relações entre Violência Doméstica e Bullying. Revista Psicologia Política, 16(36), 153-168. http://pepsic. bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2016000200003&lng=pt&tlng=pt

Foshee, V. A., McNaughton, R. H. L., Chen, M. S., Ennett, S. T., Basile, K. C., DeGue, S., Vivolo-Kantor, A. M., Moracco, K. E., & Bowling, J. M. (2016). Shared Risk Factors for the Perpetration of Physical Dating Violence, Bullying, and Sexual Harassment Among Adolescents

Exposed to Domestic Violence. Journal of Youth and Adolescence, 45(4): 672-686. https://doi.org/10.1007/s10964-015-0404-z DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-015-0404-z

García, S. O., Babarro, J. M., Kostova, E. G., & Romero, M. de la P. T. (2017). Análisis del maltrato físico en la familia y su influencia en variables del contexto educativo. Revista Interamericana De Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, 51(1), 9-19. https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v51i1.22

Garaigordobil, M., & Machimbarrena, J. M. (2017). Stress, competence, and parental educational styles in victims. Psicothema, 29(3), 335-340. https://doi.org/10.7334/psicothema2016.258

Gómez-Ortiz, O., Rey, R. Del, Romera, E-M., & Ortega-Ruiz, R. (2015). Los estilos educativos paternos y maternos en la adolescencia y su relación con la resiliencia, el apego y la implicación en acoso escolar. Anales de Psicología, 31(3), 979-989. https://doi.org/10.6018/analesps.31.3.180791 DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.31.3.180791

Harmelen A-L., Gibson J. L., St Clair, M. C., Owens, M., Brodbeck, J., Dunn, V Lewis, G., Croudace, T., Jones, P. B., Kievit, R. A., & Goodyer, I. M. (2016) Friendships and Family Support Reduce Subsequent Depressive Symptoms in At-Risk Adolescents. PLoS ONE 11(5), e0153715. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0153715 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0153715

Henry, K. L., Lovegrove, P. J., Steger, M. F., Chen, P. Y., Cigularov, K. P., & Tomazic, R. G. (2013). The potential role of meaning in life in the relationship between bullying victimization and suicidal ideation. Journal of Youth Adolescence; 43(2), 221-232. https://doi.org/10.1007/s10964-013-9960-2 DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-013-9960-2

Hong, J. S., Lee, L., Espelage, D. L., Hunter, S. C., Patton, D. U., & Rivers, T. Jr. (2016). Understanding the Correlates of Face-to-Face and Cyberbullying Victimization Among U.S. Adolescents A Social-Ecological Analysis. Violence and Victims, 31(4): 638-663. https://doi.org/10.1891/0886-6708.VV-D-15-00014 DOI: https://doi.org/10.1891/0886-6708.VV-D-15-00014

Houbre, B., Tarquinio, C., Thuillier, I., Hergott, E. (2006). Bullying among students and its consequences on health. Eur J Psychol Educ, 21, 183-208. https://doi.org/10.1007/BF03173576 DOI: https://doi.org/10.1007/BF03173576

Huang, L., & Decheng, Z. (2019). Empirical Research on the Relationship between Family Economic, Social and Cultural Status and Students’ Exposure to School Bullying: Mediating Effects of Parental Support and Teacher Support. Best Evidence in Chinese Education, 1(1), 15-27. https://doi.org/10.15354/bece.19.ar1006 DOI: https://doi.org/10.15354/bece.19.ar1006

Ibeziako, P., Choi, C., Randall, E., & Bujoreanu, S. (2016). Bullying Victimization in Medically Hospitalized Patients With Somatic Symptom and Related Disorders Prevalence and Associated Factors. Hospital Pediatrics, 6(5), 290-296. https://doi.org/10.1542/hpeds.2015-0207 DOI: https://doi.org/10.1542/hpeds.2015-0207

Jiménez, T. I., & Estévez, E. (2017). School aggression in adolescence Examining the role of individual, family and school variables. International Journal of Clinical and Health Psychology, 17(3), 251-260. https://doi.org/10.1016/j.ijchp.2017.07.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijchp.2017.07.002

Kaplan, C. A., & Owens, J. (2004). Parental influences on vulnerability and resilience. In M. Hoghughi, & N. Long (Eds.), Handbook of parenting: theory and research for practice (pp. 72-87). SAGE Publications. DOI: https://doi.org/10.4135/9781848608160.n5

Kaufman, T. M. L., Kretschmer, T., Huitsing, G., & Veenstra, R. (2019). Caught in a vicious cycle Explaining bidirectional spillover between parent child relationships and peer victimization. Development and Psychopathology, 15, 1-10. https://doi.org/10.1017/S0954579418001360 DOI: https://doi.org/10.1017/S0954579418001360

Låftman, S. B., Fransson, E., Modin, B., & Östberg, V. (2017). National data study showed that adolescents living in poorer households and with one parent were more likely to be bullied. Acta paediatrica, 106(12), 2048-2054. https://doi.org/10.1111/apa.13997 DOI: https://doi.org/10.1111/apa.13997

Le, H. T. H., Dunne, M. P., Campbell, M. A., Gatton, M. L., Nguyen, H. T., & Tran, N. T. (2017) Temporal patterns and predictors of bullying roles among adolescents in Vietnam: a school-based cohort study. Psychology, Health & Medicine, 22(1), 107-121, https://doi.org/10.1080/13548506.2016.1271953 DOI: https://doi.org/10.1080/13548506.2016.1271953

Leusin, J. F., Petrucci, G. W., & Borsa, J. C. (2018). Clima Familiar e os problemas emocionais e comportamentais na infância. Revista da SPAGESP, 19(1), 49-61. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702018000100005&lng=pt&tlng=pt

Malta, D. C., Antunes, J. T., Prado, R. R. do, Assunção, A. Á., & Freitas, M. I. de. (2019a). Fatores associados aos episódios de agressão familiar entre adolescentes, resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Ciência & Saúde Coletiva, 24(4), 1287-1298. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15552017 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15552017

Malta, D. C., Mello, F. C., M. de, Prado, R. R. do, Sá, A. C. M. G. N. de, Marinho, F., Pinto, I. V., M. M. A. da, & Silva, M., A. I. (2019b). Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Ciência & Saúde Coletiva, 24(4), 1359-1368. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017

Mello, F. C. M., Malta, D. C., Prado, R. R. do, Farias, M. S., Alencastro, L. C. da S., & Silva, M. A. I. (2016). Bullying e fatores associados em adolescentes da Região Sudeste segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Revista Brasileira de Epidemiologia, 19(4), 866-877. https://doi.org/10.1590/1980-5497201600040015 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-5497201600040015

Mello, F. C. M., Silva, J. L. da, Oliveira, W. A. de, Prado, R. R. do, Malta, D. C., & Silva, M. A. I. (2017). A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Ciência & Saúde Coletiva, 22(9), 2939-2948. https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017

Méndez, I., Ruiz-Esteban, C., & López-García, J. J. (2017). Risk and Protective Factors Associated to Peer School Victimization. Frontiers in Psychology, 8, 441. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00441 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00441

Minetto, M., Crepaldi, M., Bigras, M., & Moreira, L. (2012). Práticas educativas e estresse parental de pais de crianças pequenas com desenvolvimento típico e atípico. Educar em Revista, 28(43), 117-132. https://revistas.ufpr.br/article/view/26407/17609 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000100009

Moon, S. S., Kim, H., Seay, K., Small, E., & Kim, Y. K. (2016). Ecological Factors of Being Bullied Among Adolescents a Classification and Regression Tree Approach. Child Indicators Research, 9(3), 743-756. https://doi.org/10.1007/s12187-015-9347-x DOI: https://doi.org/10.1007/s12187-015-9343-1

Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., Stewart, L. A., & PRISMA-P Group (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, 4(1), 1-9. https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1 DOI: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1

Moratto Vasquez., N. S., Cárdenas Zuluaga, N., & Berbesí Fernández, D. Y. (2017). Clima escolar y funcionalidad familiar como factores asociados a la intimidación escolar en Antioquia, Colombia. Pensamiento Psicológico, 15(1), 63-72. https://doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI15-1.CEFF

Morcillo, C., Ramos-Olazagasti, M. A., Blanco, C., Sala, R., Canino, G., Bird, H., & Duarte, C. S. (2015). Socio-Cultural Context and Bullying Others in Childhood. Journal of Child and Family Studies, 24(8), 2241-2249. https://doi.org/10.1007/s10826-014-0026-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-014-0026-1

Monks, C. P., Monks, C. P., & Smith, P. K. (2006). Definitions of bullying: Age differences in understanding of the term, and the role of experience. British Journal of Developmental Psychology, 24(4), 801-821. https://doi.org/10.1348/026151005x82352 DOI: https://doi.org/10.1348/026151005X82352

Morin, E. (2015). Introdução ao pensamento complexo (5. ed). Sulina.

Navarro, J-B., Fernández, M., de la O. N., Penelo, E., & Ezpeleta, L. (2019). Warning signs of preschool victimization using the strengths and difficulties questionnaire: Prevalence and individual and family risk factors. PLoS ONE 14(8), e0221580. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0221580 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0221580

Noret, N., Hunter, S. C., & Rasmussen, S. (2019). The Role of Perceived Social Support in the Relationship Between Being Bullied and Mental Health Difficulties in Adolescents. School Mental Health, 12(1), 156-168. https://doi.org/10.1007/s12310-019-09339-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s12310-019-09339-9

Oliveira, W. A. de, Silva, J. L. da, Yoshinaga, A. C. M., & Silva, M. A. I. (2015). Interfaces entre família e bullying escolar: uma revisão sistemática. Psico-USF, 20(1), 121-132. https://doi.org/10.1590/1413-82712015200111 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712015200111

Oliveira, W. A. de, Silva, M. A. I., Silva, J. L. da, Mello, F. C. M. de, Prado, R. R. do, & Malta, D. C. (2016). Associations between the practice of bullying and individual and contextual variables from the aggressors’ perspective. Jornal de Pediatria, 92(1), 32-39. https://doi.org/10.1016/j.jped.2015.04.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jped.2015.04.003

Oliveira, W. A. de, Silva, J. L. da, Sampaio, J. M. C., & Silva, M. A. I. (2017). Saúde do escolar: uma revisão integrativa sobre família e bullying. Ciência & Saúde Coletiva, 22(5), 1553-1564. https://doi.org/10.1590/1413-81232017225.09802015 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017225.09802015

Oliveira, W. A., Silva, J. L., Querino, R. A., Santos, C. B., Ferriani, M. G. C., Santos, M. A. & Silva, M. A. I. (2018a). Revisão sistemática sobre bullying e família: uma análise a partir dos sistemas bioecológicos. Revista Saúde Pública, 20(3), 396-403. https://doi.org/10.15446/rsap.v20n3.47748 DOI: https://doi.org/10.15446/rsap.v20n3.47748

Oliveira, W. A. de, Silva., J. L. da, Santos, M. A. dos, Hayashida, M., Caravita, S. C. S., & Silva, M. A. I. (2018b). Interações familiares de estudantes em situações de bullying. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 67(3), 151-158. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000204 DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000204

Oliveira, W. A. de, Silva, J. L. da, Braga, I. F., Romualdo, C., Brandão Neto, W., Caravita, S. C. S., & Silva, M. A. I. (2019). Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar. Cadernos Saúde Coletiva, 27(2), 158-165. https://doi.org/10.1590/1414-462x201900020478 DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462x201900020478

Olweus, D. (1993). Bullying at school. What we know and what we can do. Blackwell

Pervanidou, P., Makris, G., Bouzios, I., Chrousos, G., Roma, E., & Chouliaras, G. (2019). Bullying victimization Associated contextual factors in a Greek sample of children and adolescents. Psychiatriki, 30(3): 216-225. https://doi.org/10.22365/jpsych.2019.303.216 DOI: https://doi.org/10.22365/jpsych.2019.303.216

Plexousakis, S. S., Kourkoutas, E., Giovazolias, T., Chatira, K., & Nikolopoulos, D. (2019). School Bullying and Post-traumatic Stress Disorder Symptoms: The Role of Parental Bonding. Frontiers in Public Health, 7, 75. https://doi.org/10.3389/fpubh.2019.00075 DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2019.00075

Fujikawa S, Ando S, Shimodera S, Koike S, Usami S, Toriyama R, Kanata, S., Sasaki, T., Kasai, k., Okazaki, Y., & Nishida, A (2016) The Association of Current Violence from Adult Family Members with Adolescent Bullying Involvement and Suicidal Feelings. PLoS ONE 11(10), e0163707. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0163707 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0163707

Rodríguez, S. G. A., Echeverría, R. E., Alamilla, N. M. E., & Trujillo, C. D. C. (2018). Prevención de Factores de Riesgo en Adolescentes: Intervención para Padres y Madres. Psicologia Escolar e Educacional, 22(2), 259-269. https://doi.org/10.1590/2175-35392018014279 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392018014279

Rolland, J. S. (2016). Enfrentando os desafios familiares em doenças graves e incapacitantes. In F. Walsh (Ed.), Processos normativos da família (pp. 452-482). Artmed.

Santos, M. M., Perkoski, I. R., & Kienen, N. (2015). Bullying: atitudes, consequências e medidas preventivas na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Temas em Psicologia, 23(4), 1017-1033. https://doi.org/10.9788/TP2015.4-16 DOI: https://doi.org/10.9788/TP2015.4-16

Silva, N. C. B. da, Nunes, C. C., Betti, M. C. M., & Rios, K. de S. A. (2008). Variáveis da família e seu impacto sobre o desenvolvimento infantil. Temas em Psicologia, 16 (2), 215-229. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2008000200006

Silva, J. L. Oliveira, W. A., Mello, F. C. M., Prado, R. R., Silva, M. A. I., & Malta, D. C. (2019). Prevalência da prática de bullying referida por estudantes brasileiros: dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2015. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 28(2), 1-11. https://doi.org/10.5123/s1679-49742019000200005 DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742019000200005

Silva, J. L. da, Mello, F. C. M. de, Oliveira, W. A. de, Prado, R. R. do, Silva, M. A. I., & Malta, D. C. (2018). Vitimização por bullying em estudantes brasileiros: resultados da pesquisa nacional de saúde do escolar (PENSE). Texto & Contexto - Enfermagem, 27(3), e0310017. https://doi.org/10.1590/0104-07072018000310017 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072018000310017

Šmigelskas K, Vaičiūnas T, Lukoševičiūtė J, Malinowska-Cieślik M, Melkumova, M., Movsesyan, E., & Zaborskis, A. (2018). Sufficient Social Support as a Possible Preventive factor against fighting and bullying in school children. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(5), 870. https://doi.org/https://dx.doi.org/10.3390/ijerph15050870 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph15050870

Smith, P. K., & Jones, A. P. (2012). The importance of developmental science for studies in bullying and victimization. International Journal of Developmental Science, 6, 71-74. https://doi.org/10.3233/DEV-2012-11093 DOI: https://doi.org/10.3233/DEV-2012-11093

Teodoro, M. L. M., Allgayer, M., & Land, B. (2009). Desenvolvimento e validade fatorial do Inventário do Clima Familiar (ICF) para adolescentes. Psicologia: Teoria e Prática, 11(3), 27-39. http:// pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872009000300004&lng=pt&tlng=pt

Tshotsho, N. & Thwala, S. K. (2015). The Effects of Bullying on Teenage Girls in Swaziland High Schools. Journal of Education and Training Studies, 3(6): 179-184. https://doi.org/10.11114/jets.v3i6.1063 DOI: https://doi.org/10.11114/jets.v3i6.1063

Vieira, M. L., Bossardi, C. N., Gomes, L. B., Bolze, S. D. A., Crepaldi, M. A., & Piccinini, C. A. (2014). Paternidade no Brasil: revisão sistemática de artigos empíricos. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro), 66(2), 114-127. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672014000200004

Vries, E. E., Verlinder, M., Rijlaarsdam, J., Jaddoe, V. W. V., Verhulst, F. C., Arseneault, L., & Tiemeier, H. (2018). Like Father, like Child Early Life Family Adversity and Children’s Bullying Behaviors in Elementary School. Journal of Abnormal Child Psychology, 46(7), 1481-1496. https://doi.org/10.1007/s10802-017-0380-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s10802-017-0380-8

Wagner, A. (2011). Desafios Psicossociais da Família Contemporânea- Pesquisas e Reflexões (1. ed.). Artmed.

Silveira, L., & Wagner, A. (2012). A interação família-escola diante dos problemas de comportamento da criança: estudo de caso. Psicologia da Educação, 0(35), 95-119. http://ken.pucsp.br/psicoeduca/article/ view/27972/19701

Walsh, F. (2016). Processos normativos da família: Diversidade

e complexidade (4. ed.). Artmed

Wandera, S. O., Clarke, K., Knight, L. W., Allen, E., Walakira, E. J., Namy, S., Naker, D., & Devries, K. M. (2017). Violence against children perpetrated by peers: A cross-sectional school-based survey in Uganda. Child Abuse & Neglect, 68, 65-73. https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2017.04.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2017.04.006

Weber, L. N. D., Brandenburg, O. J., & Viezzer, A. P. (2003). A relação entre o estilo parental e o otimismo da criança. PsicoUSF, 8(1), 71-79. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000100010&lng=pt&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712003000100010

Zaragoza, M. R., Ramos, M. P., Cuervo, A. V. & Robles, M. G. (2015). Victimización, clima familiar y el manejo de la culpavergüenza en el acoso escolar. Summa Psicológica UST, 12(2), 87-93. https://doi.org/10.18774/summa-vol12.num2-249 DOI: https://doi.org/10.18774/448x.2015.12.249

Zhao, R. B., & Chang, Y. (2019). Students’ Family Support, Peer Relationships, and Learning Motivation and Teachers Fairness Have an Influence on the Victims of Bullying in Middle School of Hong Kong. International Journal of Educational Methodology, 5(1), 97-107. https://doi.org/10.12973/ijem.5.1.111 DOI: https://doi.org/10.12973/ijem.5.1.111

Downloads

Publicado

2023-04-18

Como Citar

Lima Costa, B., Sperb Machado, M., Bitencourt Frizzo, G., & Alves Bosa, C. (2023). A relação entre o contexto familiar e o envolvimento com bullying escolar: Uma revisão sistemática. Psico, 54(1), e37630. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.37630

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)