Uso da modelagem multitraço-multimétodo no teste de raciocínio abstrato e espacial (TRAE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.36638

Palavras-chave:

raciocínio, inteligência, validade do teste, precisão do teste

Resumo

O objetivo deste estudo foi obter evidências da fidedignidade e da validade convergente e discriminante do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial (TRAE). O TRAE e a BPR-5 (subtestes RA, RE, RV e RN) foram aplicados em 149 estudantes do ensino médio (52,3% do sexo masculino; Midade=16,98, DP=0,87). Os escores da escala geral do TRAE apresentaram coeficiente de fidedignidade adequado (0,76), entretanto os quatro subtestes foram menos precisos. Utilizou- se a abordagem multitraço-multimétodo, por modelagem por equações estruturais, e verificou-se que a inclusão dos fatores raciocínio abstrato (RA) e espacial (RE) melhorou a adequação do modelo. Tais resultados oferecem suporte à validade convergente do TRAE. Porém, um modelo de correlação perfeita entre RA e RE também foi plausível, o que indica baixa validade discriminante. Portanto, os resultados respaldam a precisão e a validade convergente do TRAE, principalmente, para a escala geral. Todavia, sugere-se que os subtestes sejam interpretados com cautela.

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Biografia do Autor

Felipe Valentini, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), em Campinas, SP, Brasil.

Leonardo de Barros Mose, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), em Campinas, SP, Brasil. Doutorando em Psicologia pela mesma universidade.

João Paulo Araújo Lessa, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), em Campinas, SP, Brasil. Doutorando em Psicologia pela mesma universidade.

Jacob Arie Laros, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade Rijksuniversiteit Groningen, em Groninge, Holanda. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil.

Ricardo Primi, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), em Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

Valentini, F., Mose, L. de B., Lessa, J. P. A., Laros, J. A., & Primi, R. (2022). Uso da modelagem multitraço-multimétodo no teste de raciocínio abstrato e espacial (TRAE). Psico, 53(1), e36638. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.36638