Inteligência emocional

Relação com inteligência, variáveis sociodemográficas e habilidades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.34062

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Inteligência, Habilidades Sociais, Psicologia Cognitiva, Emoções

Resumo

A Inteligência Emocional (IE) é um construto psicológico amplamente divulgado nas últimas duas décadas, principalmente fora do meio acadêmico, mas requer uma maior diversidade de pesquisas científicas que contribuam para sua solidificação. Portanto, este trabalho buscou analisar a relação de IE com Inteligência (G), idade, sexo, renda familiar, escolaridade e Habilidades Sociais (HS). Participaram 120 pessoas, entre 18 e 61 anos de idade, de ambos os sexos, que responderam aos testes de percepção e de compreensão emocional, raciocínio abstrato e verbal e habilidades sociais. Os resultados encontrados indicaram correlação significativa positiva entre IE, G e escolaridade, negativa entre IE e idade, nenhuma correlação entre IE, HS e renda familiar e nenhuma diferença entre homens e mulheres para IE, sendo o raciocínio abstrato a variável mais preditora do construto. Tais informações auxiliam para uma melhor compreensão da IE e da sua relevância atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaías Peixoto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Monalisa Muniz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF); docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

Atkins, P. & Stough, C. (2005, April). Does emotional intelligence change with age? Paper presented at the Society for Research in Adult Development annual conference, Atlanta, GA. DOI INEXISTENTE.

Cabello, R., Sorrel, M. A., Fernández-Pinto, I., Extremera, N. & Fernández-Berrocal, P. (2016). Age and Gender Differences in Ability Emotional Intelligence in Adults: A Cross-Sectional Study. Developmental Psychology, 52(9), 1486-1492. https://doi.org/10.1037/dev0000191.

Cabello, R., Bravo, B. N., Latorre, J. M., & Fernández-Berrocal, P. (2014). Ability of university-level education to prevent age-related decline in emotional intelligence. Frontiers in Aging Neuroscience, 6, 37. http://dx.doi.org/10.3389/fnagi.2014.00037.

Castro-Schilo, L. & Kee, D. W. (2010). Gender differences in the relationship between emotional intelligence and right-hemisphere lateralization for facial processing. Brain and Cognition, 73, 62-67. http://dx.doi.org/10.1016/j.bandc.2010.03.003.

Cattell, R. B. (1998). Where is intelligence? Some answers from the triadic theory. In J. J McArdle & R. W. Woodcock (Orgs.), Human cognitive abilities in theory and practice, pp. 29-38. New Jersey: Erlbaum. DOI INEXISTENTE.

Conselho Federal de Psicologia. (2018). Resolução n.º 009/2018 [Online]. Disponível: http://satepsi.cfp.org.br/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA09-2018-com-anexo.pdf Conselho Federal de Psicologia. (2018). Resolução n.º 009/2018 [Online]. Disponível: http://satepsi.cfp.org.br/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA09-2018-com-anexo.pdf

Cobêro, C., Primi, R., & Muniz, M. (2006). Inteligência emocional e desempenho no trabalho: um estudo com MSCEIT, BPR-5 E 16PF. Paidéia, 16 (35), 337-348.Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2. Auflage). Hillsdale, NJ: Erlbaum. DOI INEXISTENTE.

Çoban, B., Karademir, T., Acak, M., & Devecioglu, S. (2010). The emotional intelligence of students who are sitting a special-ability examination. Social Behavior and Personality: An international journal, 38, 1123-1134. http://dx.doi.org/10.2224/sbp.2010.38.8.1123.

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (1999). Teoria das inteligências múltiplas e treinamento de habilidades sociais. Doxa Revista Paulista de Psicologia e Educação, 5(1), p. 51-63. DOI INEXISTENTE.

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2016). Inventário de habilidades sociais: Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo. DOI INEXISTENTE.

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. Petrópolis; Vozes. DOI INEXISTENTE.

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2018). Inventário de habilidades sociais 2 (IHS2-Del-Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Pearson Clinical Brasil. DOI INEXISTENTE.

Di Fabio, A & Saklofske, D. H. (2014). Comparing ability and self-report trait emotional intelligence, fluid intelligence, and personality traits in career decision. Personality and Individual Diferences, 64, 174-178. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2014.02.024.

Duffy, S. P., McLean, S. L., & Monshipouri, M. (2011). Pearson’s r correlation. Recuperado em 20 fevereiro de 2011, de http://faculty.quinnipiac.edu/libarts/polsci/Statistics.html. DOI INEXISTENTE.

Extremera, N., Fernández-Berrocal, P., & Salovey, P. (2006). Spanish Version of the MayerSalovey-Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT) Version 2.0: Reliabilities, Age, and Gender Differences. Psicothema, 18, 42-48. DOI INEXISTENTE.

Farrelly, D. & Austin, E. (2007). Ability EI as an intelligence? Associations of the MSCEIT with performance on emotion processing and social tasks and with cognitive ability. Cognition and Emotion, 21, 1043-1063. https://doi.org/10.1080/02699930601069404

Goldenberg, I., Matheson, K., & Mantler, J. (2006). The assessment of emotional intelligence: a comparison of performance- the assessment of emotional intelligence: a comparison of performance-based and self-report methodologies. Journal of Personality Assessment. 86, 33–45. http://dx.doi.org/10.1207/s15327752jpa8601_05.

Goleman, D. (1995). Inteligência emocional: a teoria revolucionaria que redefine o que é ser inteligente. (M. Santarrita, Trad.). Rio de Janeiro: Objetiva. DOI INEXISTENTE.

Joseph, D. L., & Newman, D. A. (2010). Emotional intelligence: An integrative meta-analysis and cascading model. Journal of Applied Psychology, 95, 54–78. http://dx.doi.org/10.1037/a0017286.

Lenhard, W. & Lenhard, A. (2016). Calculation of Effect Sizes. Recuperado 25 de janeiro de 2019, de: https://www.psychometrica.de/effect_size.html. Dettelbach (Germany): Psychometrica. http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.1.3478.4245

MacCann, C., Joseph, D. L., Newman, D. A., & Roberts, R. D. (2014). Emotional intelligence is a second-stratum factor of intelligence: Evidence from hierarchical and bifactor models. Emotion, 14(2), 358-374. http://dx.doi.org/10.1037/a0034755.

Mayer, J. D., Caruso, D. R., & Salovey, P. (2016). The ability model of emotional intelligence: Principles and updates. Emotion Review, 8(4), 290–300. http://dx.doi.org/10.1177/1754073916639667.

Mayer, J. D., Salovey, P., & Caruso, D. R. (2008). Emotional intelligence: New ability or eclectic traits? American Psychologist, 63(6), 503–517. http://dx.doi.org/10.1037/0003-066X.63.6.503.

McGrew, K. S. (2009). CHC theory and the Human Cognitive Abilities Pro- ject: Standing on the shoulders of the giants of psychometric intelligence research. Intelligence, 37(1), 1–10. http://dx.doi.org/10.1016/j.intell.2008.08.004.

Miguel, F. K., Ogaki, H. A., Inaba, C. M., & Ribeiro, D. O. (2013). Percepção emocional e inteligência: contribuições para o modelo CHC. Revista Sul Americana de Psicologia, 1(1), 36-47. DOI INEXISTENTE.

Miguel, F. K. & Primi, R. (2014a, janeiro-abril). Criação de vídeos de expressões emocionais por meio de estímulos multimídia. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 16(1), 155-168. http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v16n1p155-168.

Miguel, F. K. & Primi, R. (2014b). Estudo psicométrico do Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias. Avaliação Psicológica, 13(1), 1-9. DOI INEXISTENTE.

Nikooyeh, E., Zarani, F., & Fathabadi, J. (2017). The mediating role of social skills and sensation seeking in the relationship between trait emotional intelligence and school adjustment in adolescents. Journal of Adolescence, 59, 45–50. http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2017.05.012.

Noor, F. & Hanafi, Z. (2016). Relationship between Demographic Factors and Emotional Intelligence: An Empirical Evidence from Pakistan. The International Journal Of Humanities & Social Studies, 4(5), 69-74. DOI INEXISTENTE.

Oliveira, A. E. N. A. & Bueno, J. M. H. (2013). Construção e avaliação das propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação do conhecimento emocional. Poster presented at the VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, Maceió. Retrieved from http://www.ibapnet.org.br/congresso2013/lista_trabalhos_poster.php. DOI INEXISTENTE.

Petrides, K. V. & Furnham, A. (2000). On the dimensional structure of emotional intelligence. Personality and Individual Differences, 29, 313–320. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(99)00195-6.

Petrides, K. V. & Furnham, A. (2001). Trait emotional intelligence: Psychometric investigation with reference to established trait taxonomies. European Journal of Personality, 15, 425–428. https://doi.org/10.1002/per.416.

Primi, R. & Almeida, L. S. (2000). BPR-5: Bateria de Provas de Raciocínio. Manual Técnico. São Paulo: Casa do Psicólogo. DOI INEXISTENTE.

Primi, R., Bueno, J. M. H., & Muniz, M. (2006). IE: validade convergente e discriminante do MSCEIT com a BPR-5 e o 16PF. Psicologia Ciência e Profissão, 26(1), 26-45. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932006000100004.

Rooy, D. L. V. & Viswesvaran, C. (2004). Emotional Intelligence: A meta-analytic investigation of predictive validity and nomological net. Journal of Vocational Behavior, 65, 71-95. https://doi.org/10.1016/S0001-8791(03)00076-9.

Salavera, C., Usán, P., & Jarie, L. (2017). Emotional intelligence and social skills on self-efficacy in Secondary Education students. Are there gender differences? Journal of Adolescence, 60, 39–46. http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2017.07.009.

Salovey, P. & Mayer, J.D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9, p. 185-211. https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG.

World Bank (2018-novembro). Data for High income, Pakistan, Turkey, Brazil, Low & middle income. Disponível em . Acesso em 10 nov. 2018. DOI INEXISTENTE.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Peixoto, I., & Muniz, M. (2020). Inteligência emocional: Relação com inteligência, variáveis sociodemográficas e habilidades sociais. Psico, 51(3), e34062. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.34062

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)