Modelos de <i>Self</i> e Expressão Emocional em Bebês: Concepções de Mães e Outras Cuidadoras

Autores

  • Deise Maria L. Fernandes Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lilia Iêda Cavalcante Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.13768

Palavras-chave:

Desenvolvimento emocional. Bebês. autonomia. Crenças (não-religiosas). Cuidadores.

Resumo

Este estudo investigou metas de socialização que expressam expectativas e objetivos relacionados ao desenvolvimento emocional da criança por mães, avós, babás e cuidadoras de creche. As 120 participantes preencheram questionários e foram realizados testes estatísticos. Os resultados mostraram que entre as mães, 60% consideraram que crianças devem aprender a controlar emoções durante os três primeiros anos, enquanto 60% das outras cuidadoras, não. Todas acharam importante uma criança sorrir, e mais de 90% acreditavam que ao sorrir é mais importante ela manifestar suas emoções do que mostrar-se simpática com as pessoas. A alegria foi indicada como a emoção que mais cedo a criança manifesta. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de participantes para o surgimento do nojo F(1,117)=3,92, surpresa F(1,118)=6,78, interesse F(1,118)=4,30, e aflição F(1,117)=4,97. Tais resultados são discutidos em termos da valorização da expressão emocional em crianças, associada a tendências para socialização segundo um modelo de self autônomo ou relacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Maria L. Fernandes Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela UERJ. Professor Adjunto do Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lilia Iêda Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Professor da Faculdade de Serviço Social Universidade Federal do Pará e Docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

Referências

Baker, J. K., Fenning, R. M., & Crnic, K. (2011). Emotion socialization by mothers and fathers: coherence among behaviors and associations with parent attitudes and children’s social competence. Social Development, 20(2), 103-114. DOI: 10.1111/j.1467-9507.2010.00585.x

Camras, L. A., Bakeman, R., Chen, Y., Norris. K., & Cain, T. R. (2006). Culture, ethnicity, and children’s facial expressions: a study of european american, mainland chinese, chinese american, and adopted chinese girls. American Psychological Association, 6(1), 103-114. DOI: 10.1037/1528-3542.6.1.103

Chan, S. M. (2011). Mothers’ construal of self and emotion socialisation goals. Early Education & Development, 181(5), 613-624. DOI: 10.1080/03004431003671820

Chan, S. M., Bowes J., & Wyver, S. (2009). Parenting Style as a Context for Emotion Socialization. Early Education & Development, 20(4), 631-656. DOI: 10.1080/10409280802541973

Dunsmore, J. C., Her, P., Halberstadt, A. G., Perez-Rivera, M. B. (2009). Parents’ beliefs about emotions and children’s recognition of parents’ emotions. Journal of Nonverbal Behavior, 33(2), 121-140.

Eisenberg, N. Spinrad, A., & Cumberland, T. L. (1998). Parental Socialization of Emotion. Psychologycal Inquiry, 9(4), 241-273.

Ekman, P. (1992). An argument for basic emotions. Cognition and Emotion, 6(3-4), 169-200.

Ekman, P. (2003). Emotions revealed: recognizing faces and feelings to improve communication and emotional life. NY: Times Books.

Greenfield, P. M.; Flores, A.; Davis, H., & Salimkhan, G. (2008). What happens when parents and nannies come from different cultures? Comparing the caregiving belief systems of nannies and their employers. Journal of Applied Developmental Psychology, 29(4), 326-336.

Izard, C. E. (1997). Emotions and facial expressions: A perspective from differential emotions theory. In J. A. Russell, & J. M. Fernandez-Dols (Eds.). The psychology of facial expression (pp. 57-77). New York: Cambridge University Press.

Kagitçibasi, C. (2007). Family, Self, and Human Development Across Cultures. Londres: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

Kagitçibasi, C. (2011). Sociocultural Change and Integrative Syntheses in Human Development: Autonomous-Related Self and Social-Cognitive Competence. Child Development Perspectives, 6(1), 5-11. DOI: 10.1111/j.1750-8606.2011.00208.x

Keller, H. (2007). Cultures of infancy. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

Keller, H., Lamm, B., Abels, M., Yovsi, R., Borke, J., Jensen, H. et al. (2006). Cultural Models, Socialization Goals, and Parenting Ethnotheories: A Multicultural Analysis. Journal of Cross-Cultural Psychology, 37(2), 155-172. DOI: 10.1177/ 0022022105284494

Keller, H., Borke, J., Yovsi, R., Lohaus, A., H. Jensen (2005). Cultural orientations and historical changes as predictors of parenting behavior. International Journal of Behavioral Development, 29, 229-237. DOI: 10.1177/01650250544000017

Keller, H., Otto, H. (2009). The Cultural Socialization of Emotion Regulation During Infancy. Journal of Cross-Cultural Psychology, 40(6), 996-1011. DOI: 10.1177/0022022109348576

Lewis, M. (2010). The Emergence of Human Emotions. In M. Lewis, J. M. Haviland-Jones & L. F. Barrett (Eds.) Handbook of Emotions (3nd ed.) (pp. 304-319). New York: The Guilford Publications.

LoBue, V. (2013). What Are We So Afraid of? How Early Attention Shapes Our Most Common Fears. Child Development Perspectives, 7(1), 38-42. DOI: 10.1177/0022022109348576

Markus, H. R., & Kitayama, S. (1991). Culture and the self: Implications for cognition, emotion, and motivation. Psychological Review, 98, 224-253.

Martins, G. D. F., & Vieira, M. (2010). Desenvolvimento humano e cultura: integração entre filogênese, ontogênese e contexto sociocultural. Estudos de Psicologia, 15(1), 63-70.

Matsumoto, D., Willingham, B., & Olide, A. (2009). Sequential dynamics of culturally-moderated facial expressions of emotion. Psychological Science, 20(10), 1269-1274.

Mendes, D. M. L. F. (2009). As expressões emocionais e o desenvolvimento inicial. In M. L. Seidl-de-Moura, D. M. L. F. Mendes & L. F. Pessôa (Orgs.). Interação Social e Desenvolvimento (pp. 71-85). Campinas: Editora CRV.

Mendes, D. M. L. F., Seidl-de-Moura, M. L., & Siqueira, J. O. (2009). The ontogenesis of smiling and its association with mothers’ affective behaviors: a longitudinal data. Infant Behavior and Development, 32(4), 445-453.

DOI:10.1016/j.infbeh.2009.07.004

Mendes, D. M. L. F., & Seidl-de-Moura (2009a). Expressões faciais de emoção em bebês: importância e evidências. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 2, 307-327.

Mendes, D. M. L. F., & Seidl-de-Moura (2009b). O sorriso humano: aspectos universais, inatos e os determinantes culturais. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 61(1), 109-120.

Messinger, D., Dondi, M., Nelson-Goens, G. C., Beghi, A., Fogel, A., & Simion, F. (2002). How sleeping neonates smile. Developmental Science, 5, 48-54.

Mirabile, S. P., Scaramella, L. V., R., Sohr-Preston, S. L., Robison, S. D. (2008). Mothers’ Socialization of Emotion Regulation: The Moderating Role of Children’s Negative Emotional Reactivity. Child Youth Care Forum, 38, 19-37. DOI: 10.1007/s10566-008-9063-5

Reissland, N. & Shepherd, J. (2002). Gaze direction and maternal pitch in surprise-eliciting situations. Infant Behavior & Development, 24, 408-417.

Seidl-de-Moura, M. L., Lordelo, E., Vieira, M. L., Piccinnini, C. A., Siqueira, J. e O., Magalhães, C. M. C. et al. (2008). Brazilian mothers’ socialization goals: intracultural differences in seven cities. International Journal of Behavioral Development, 32(6), 465-472.

Seidl-de-Moura, M. L., Bandeira, T. T., de Marca, R. G. da C., Pessôa, L. F., Mendes, D. M. L. F., Vieira, M. L. et al. (2012). Self-recognition and self-regulation: the relationship with socialization trajectories and children’s sex. Spanish Journal of Psychology, 15(2), 604-612.

Stenberg, C. R., Campos, J. J., & Emde, R. N. (1983). The facial expression of anger in seven-month-old infants. Child Development, 54, 178-184.

Downloads

Publicado

2014-06-16

Como Citar

Mendes, D. M. L. F., & Cavalcante, L. I. (2014). Modelos de <i>Self</i> e Expressão Emocional em Bebês: Concepções de Mães e Outras Cuidadoras. Psico, 45(1), 110–119. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.13768

Edição

Seção

Artigos