Evasão no ensino superior

análise sistemática da literatura entre 2010 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.41563

Palavras-chave:

Evasão, Instituições de Ensino Superior, Revisão de literatura

Resumo

A evasão universitária é um fenômeno complexo, que se caracteriza pela decisão ativa do estudante em abandonar o curso. Este estudo teve como objetivo revisar a literatura científica (método PRISMA) acerca da evasão universitária dos últimos dez anos (2010 e 2019) no Portal dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos 18 artigos analisados, as maiores frequências foram de estudos transversais, publicados entre 2016 e 2019, em periódicos das áreas de Psicologia e da Educação. Maiores frequências de investigações com discentes nos cursos da área “Negócios, administração e direito” e de instituições públicas. Os construtos associados à evasão foram vivências acadêmicas, adaptabilidade de carreira, satisfação com a instituição e autoeficácia na formação superior. Questionários sem estudos psicométricos anteriores foram os instrumentos mais utilizados para mensurar motivos para evasão. Outras discussões e recomendações são apresentadas no decorrer do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, SP, Brasil.

Possui graduação em Psicologia (Formação e Bacharelado) pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ). É mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru).

Hugo Ferrari Cardoso, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, SP, Brasil

Possui graduação em Psicologia (Formação e Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Sagrado Coração; Pós-graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) dos cursos de Psicologia (Graduação e Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - UNESP/FC); bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (PQ-Nível 2).

Referências

Ambiel, R. A. M. (2015). Construção da Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior. Avaliação Psicológica, 14, 41-52. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2015.1401.05

Ambiel, R. A. M., Santos, A. A. A., & Dalbosco, S. N. P. (2016). Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Revista Psico, 47, 288-297. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872

Andrade, D. S., Ribeiro Júnior, E. O., Camilo, G. F., Rocha, I. L. S., Caldeira, T. B., & Silva, L. S. (2018). Prevalência e fatores associados aos transtornos mentais menores entre estudantes de medicina. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, 7, 352-371. https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/9581/6163

Aulck, L., Velagapudi, N., Blumenstock, J., & West, J. (2017). Predicting Student Dropout in Higher Education. Presented at 2016 ICML Workshop on Data4Good: Machine Learning in Social Good Applications, New York. https://arxiv.org/pdf/1606.06364.pdf

Avaliação Psicológica. (2021). Sobre nós. http://pepsic.bvsalud.org/revistas/avp/paboutj.htm

Barbosa, M. M. F., Oliveira, M. C., Melo-Silva, L. L., & Taveira, M. C. (2018). Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19, 61-74. http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p61

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Manual para classificação dos cursos de graduação e sequenciais - Cine Brasil 2018. INEP. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2018/-Manual_Preliminar_para_a_Classificacao_dos_Cursos_Cine_Brasil_2018.pdf

Brasil. Ministério da Educação. (2019). Censo da Educação Superior 2018 - Notas Estatísticas. INEP. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/-censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018notas_estatisticas.pdf

Cardoso Filho, F. A. B. C., Magalhães, J. F., Silva, K. M. L., & Pereira, I. S. S. D. (2015).

Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013. Revista Brasileira de Educação Médica, 39, 32-40. https://doi.org/10.1590/1981)-52712015v39n1e01092014

Casanova, J., Fernandez-Castañon, A. C., Pérez, J. S. N., Gutiérrez, A. B. B., & Almeida, L. S. (2018). Abandono no Ensino Superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19, 41-49. http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p41

Cerda-Navarro, A., Sureda-Negre, J., & Comas-Forgas, R. (2017). Recommendations for confronting vocational education dropout: a literature review. Empirical Research in Vocational Education and Training, 9(17), 1-23. https://doi.org/10.1186/s40461-017-0061-4

Contini, D., Cugnata, F., & Scagni, A. (2018). Social selection in higher education. Enrolment, dropout and timely degree attainment in Italy. High Education, 75, 785-808. https://doi.org/10.1007/s10734-017-0170-9

David, L. M. L., & Chaym, C. D. (2019). Evasão Universitária: Um Modelo para Diagnóstico e Gerenciamento de Instituições de Ensino Superior. Revista de Administração IMED, 9, 167-186. https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i1.3198.

Duff, A., Saunders, K. E. A., Malhi, G. S., Patten, S., Cipriani, A. McNevin, S. H., McDonald, E., & Geddes, J. (2019). Mental health care for university students: a way forward? The Lancet Psychiatry, 19, 885-887. https://doi.org/10.1016/S22150366(19)30275-5

Freitas, O. A., & Oliveira, M. C. (2017). Trajetória, projetos e expectativas de sucesso na carreira: estudo com universitários concluintes que não pretendem atuar na área de formação. Revista Brasileira de Ensino Superior, 3, 58-78. https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1555.

Galvão, T. F., Pansani, T. S. A., & Harrad, D. (2015). Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 24, 335-342. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

Gestão Universitária da América Latina. (2021). Sobre a Revista. https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/about

Gibson, C. C. (1998). The distance learner’s academic self-concept. In C. C. Gibson, Distance learners in higher education: Institutional responses for quality outcomes (pp. 50-66). Atwood Plublishing.

Li, I. W., & Carroll, D. R. (2020). Factors influencing dropout and academic performance: an Australian higher education equity perspective. Journal of Higher Education Policy and Management, 42, 14-30. https://doi.org/10.1080/1360080X.2019.1649993

Maciel, C. E., Cunha-Júnior, M., & Lima, T. S. (2019). A produção científica sobre permanência e evasão na educação superior no Brasil. Educação e Pesquisa, 45, e198669. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201945198669

Matta, C. M. B., Lebrão, S. M. G., & Heleno, M. G. V. (2017). Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 21, 583-591. http://dx.doi.org/10.1590/2175353920170213111118

Munizaga, F., Cifuentes, M. B., & Beltrán, A. (2018). Retención y Abandono Estudiantil en la Educación Superior Universitaria en América Latina y el Caribe: Una Revisión Sistemática. Archivos analíticos de políticas educativas, 26, 1-36. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3348

Oliveira, K. L., Santos, A. A. A., & Inácio, A. L. M. (2018). Adaptação acadêmica e estilos intelectuais no ensino superior. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 9, 73-89. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp73

Peron, V. D., Bezerra, R. C., & Pereira, E. N. (2019). Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática. Educitec, 5, 163-179. https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.756

Prieto, G., & Muñiz, J. (2000). Un modelo para evaluar la calidad de tests usados na Espanha. Papeles del Psicólogo, 77, 65-75. https://www.redalyc.org/pdf/778/77807709.pdf

Psico. (2021). Sobre a Revista. https://revistaseletronicas.pucrs.br/-ojs/index.php/revistapsico/about

Santos Junior, J. S., & Real, G. C. M. (2017). A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Avaliação, 22, 385-402. https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000200007

Shagina, I. R., Smakhtina, T. A., & Kubekova, A. S. (2017). The problem of social adaptation of students to the conditions of training in the medical university. Archiv-EuroMedica, 7, 24-25. http://journal-archiveuromedica.eu/archiv-euromedica-02-2017/archiv_euromedica_02_2017_maket_06_02_2018_WEB_24.pdf

Silva Filho, R. L. L., Motejunas, P. R., Hipólito, O., & Lobo, M. B. C. M. (2007). A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, 37(132), 641-659. https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007

Teixeira, R. P., Mentges, M. J., & Kampff, A. J. C. (2018). Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. PUC-RS. https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/15080/2/-Evasao_no_Ensino_Superior_um_Estudo_Sistematico.pdf

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Dias Fuzinelli, J. P., & Cardoso, H. F. (2023). Evasão no ensino superior: análise sistemática da literatura entre 2010 e 2019. Psico, 54(2), e41563. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.41563

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)