Impactos do avanço da pandemia de COVID-19 na saúde mental de profissionais de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.41302

Palavras-chave:

pandemia COVID-19, saúde mental, trabalhadores da saúde, análise da complexidade

Resumo

O estudou verificou a associação e influência entre variáveis sociodemográficas, laborais, impactos da pandemia (desesperança, contaminação, óbito na família), traços de personalidade e de saúde mental em profissionais de saúde brasileiros em dois tempos distintos da pandemia de Covid-19. Foram incluídos 155 profissionais que responderam questionário online. Foi utilizado o modelo de redes para a análise dos dados. Os sintomas de depressão, ansiedade e estresse foram os mais influentes no modelo testado e apresentaram associações com a desesperança nos dois tempos. No tempo 1, o estigma foi uma das variáveis mais influentes. No tempo 2, o estigma e a ansiedade reduziram sua influência, enquanto o estresse e a desesperança tornaram-se mais influentes. Os alvos das intervenções para os profissionais de saúde podem ser diferenciados no início e no avanço do contexto pandêmico, mas cabe contínua focalização do estresse e da desesperança.

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Biografia do Autor

Pricila Cristina Correa Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ Brasil; professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Marco Antônio Silva Alvarenga, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, MG, Brasil.

Doutor em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em São João del-Rei, MG, Brasil.

Tiago Geraldo de Azevedo, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, MG, Brasil.

Mestrando e Psicólogo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em São João del-Rei, MG, Brasil

Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil.

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, Ceará, Brasil.

Elder Gomes Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestrando em Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Marcela Mansur-Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; professora da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Juliana Alvares-Teodoro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; professora da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Camila Batista Peixoto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Estudante de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Marina Luiza Nunes Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestranda em Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Sabrina Kelly Pessoa de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestranda em Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Maycoln Leôni Martins Teodoro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha; professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Ribeiro, P. C. C. ., Alvarenga, M. A. S. ., Azevedo, T. G. de ., Bandeira, P. F. R. ., Pereira, E. . G. ., Mansur-Alves, M., … Teodoro, M. . L. M. . (2021). Impactos do avanço da pandemia de COVID-19 na saúde mental de profissionais de saúde. Psico, 52(3), e41302. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.41302