Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF) para manejo de comportamentos na síndrome Prader-Willi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.40413

Palavras-chave:

Síndrome de Prader-Willi, Relações Pais-Filho, Educação Parental, Comportamento, Análise do Comportamento Aplicada

Resumo

Pais e cuidadores de crianças com a síndrome Prader-Willi (SPW) enfrentam desafios no manejo dos comportamentos característicos do fenótipo comportamental dessa condição, que demandam habilidades parentais que nem sempre fazem parte do seu repertório, o que torna necessário um treino específico. O objetivo do presente estudo foi aplicar e avaliar o Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF) para pais de crianças com SPW. Sete participantes associados ao ambulatório de SPW do Hospital das Clínicas de São Paulo (ICr-HCFMUSP) participaram do estudo, e medidas foram aplicadas nas fases pré, pós e follow-up. O escore de estilo parental demonstrou aumento no uso de práticas parentais positivas para seis dos sete participantes. Os participantes também apresentaram melhora na auto-observação, ampliação no repertório de análise de comportamentos e de manejo adequado. Limites deste estudo são discutidos, contudo, os dados reforçam a importância de se validar ferramentas que atendam essa população.

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Biografia do Autor

Cibele Pacheco Gomide, Instituto Par – Ciências de Comportamento, São Paulo/SP, Brasil

Psicóloga pela Universidade Nove de Julho, mestra em Análise do Comportamento Aplicada e especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Instituto Par – Ciências do Comportamento, em São Paulo.

Thays Mendes Aguiar, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo/SP, Brasil.

Médica psiquiatra pela Residência da Santa Casa de São Paulo. Especialista em Saúde Pública e Atenção Básica pela UFC e Rede UNA-SUS e em Saúde Mental na Infância e Adolescência pelo CESMIA/UNIFESP.

Simone Sakura Ito, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo/SP, Brasil.

Médica pela Universidade de São Paulo (USP). Residência médica em Pediatria e em Endocrinologia Pediátrica pela USP. Especialista em endocrinologia pediátrica pela USP.

Ruth Rocha Franco, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo/SP, Brasil.

Médica pela Universidade São Francisco. Residência em Pediatria e UTI Pediátrica no Hospital Infantil Menino Jesus. Especialista em Endocrinologia Pediátrica pelo Instituto da Criança (FM-USP). Mestre em Ciências pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Caroline de Gouveia Buff Passone, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo/SP, Brasil.

Médica pela Faculdade de Medicina do ABC, fez residência médica em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Endocrinologia. É mestra e doutora em Pediatria pela USP, tendo pós-doutorado pela Universidade de Paris – Hopital Necker.

Durval Damiani, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo/SP, Brasil.

Médico pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutor em Medicina (Pediatria) pela USP. Realiza Livre-Docência também pela USP e é chefe da Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Clarissa Moreira Pereira, Instituto Par – Ciências de Comportamento, São Paulo/SP, Brasil.

Psicóloga pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Psicologia Comportamental e Cognitiva pela USP. Mestra em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Doutora em Psicologia Experimental pela USP. Professora no Instituto Par – Ciências do Comportamento.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Pacheco Gomide, C., Mendes Aguiar, T., Sakura Ito, S., Rocha Franco, R., de Gouveia Buff Passone, C., Damiani, D., & Moreira Pereira, C. (2023). Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF) para manejo de comportamentos na síndrome Prader-Willi. Psico, 54(2), e40413. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.40413