Orquestrando vozes de gênero de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as

Autores

  • Roberta de Alencar-Rodrigues Universidad Autónoma de Barcelona
  • Marlene Neves Strey Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Relações de gênero, aculturação, discurso.

Resumo

Esta pesquisa discute efeitos de sentidos produzidos pelos/as estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as acerca das concepções de gênero no país de origem e no Brasil. Fundamenta-se nos estudos de gênero e no conceito de aculturação proposto pela Psicologia Intercultural para abordar as mudanças de valores de gênero resultantes do contato com uma nova cultura. Aponta para as questões da linguagem e do discurso, ancorados na análise de discurso (AD), desenvolvida por Michel Pêcheux, utilizando sequências discursivas produzidas por estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as. As conclusões indicam que o tema da sexualidade marca o discurso dos/as participantes da pesquisa no que concerne às relações de gênero no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta de Alencar-Rodrigues, Universidad Autónoma de Barcelona

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS, Bolsista Capes. Doutoranda em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), com apoio do Programa Alban, Programa de Bolsas de Alto-Nível da União Européia para a América Latina, Bolsa nº: E07D401883BR

Marlene Neves Strey, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Titular do Departamento de Psicologia, na PUCRS, Coordenadora do grupo Relações de Gênero. Pós-Doutorado em Psicologia na Universidade de Barcelona (UB).

Downloads

Publicado

2010-04-13

Como Citar

Alencar-Rodrigues, R. de, & Strey, M. N. (2010). Orquestrando vozes de gênero de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/3755

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)