Construção e evidências de validade da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) brasileira para adolescentes

Palavras-chave: adaptabilidade, adolescentes, construção do teste

Resumo

A adaptabilidade de carreira é um tema amplamente estudado na área de carreira por sua relevância prática e teórica. O objetivo deste estudo foi testar uma versão em português brasileiro da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) com uma amostra de adolescentes, incluindo uma dimensão adicional chamada cooperação. Participaram 592 adolescentes (303 do sexo feminino) de escolas privadas (n=275) e públicas (n=317), em Porto Alegre, RS. Os adolescentes tinham entre 13 e 18 anos (M=15,91 e DP=1,08). Em uma primeira subamostra aleatória (n=296), uma análise fatorial exploratória foi conduzida e resultou em uma solução de cinco fatores. Logo após, com o restante da amostra, foi realizada uma análise fatorial confirmatória, confirmando-se o modelo de cinco dimensões. Os resultados indicam que o instrumento testado possui uma estrutura dimensional compatível com o modelo teórico adotado e propriedades psicométricas aceitáveis, além de contar com o acréscimo da dimensão cooperação.

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Biografia do Autor

Larissa Sanford Ayres Farina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Gestão de Pessoas e em Dinâmica dos Grupos, Mestra e atual doutoranda do Programa de PósGraduação em Psicologia, também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Roberta Pozzi Kretzmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Psicóloga. Especialista em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica pelo Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade (CIPT/RS). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do BioSig (Laboratório de Biossinais Cognitivos) da UFRGS.

Letícia Garibaldi Gasparetto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo InTCC; Mestre em Desenvolvimento Humano pela UFRGS; doutoranda em Psicologia pela UFSC.

Gabriel dos Reis Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela UFRGS, no Núcleo de Estudos e Intervenção em Carreira.

Marúcia Patta Bardagi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC. Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestra e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia também pela UFRGS, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Cláudia Hofheinz Giacomoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela PUCRS e Mestra e Doutora pela UFRGS.

Marco Antônio Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Psicólogo formado pela UFRGS, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador dos programas de extensão continuados Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS (desde 2006) e Serviço de Orientação Profissional (desde 2012).

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Publicado
2020-12-31
Como Citar
Sanford Ayres Farina, L. ., Pozzi Kretzmann, R., Garibaldi Gasparetto, L., dos Reis Rodrigues, G., Patta Bardagi, M., Hofheinz Giacomoni, C., & Teixeira, M. A. . (2020). Construção e evidências de validade da Career Adapt-Abilities Scale (CAAS) brasileira para adolescentes. Psico, 51(3), e33735. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.33735
Seção
Artigos