Escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais na criança: mediação do conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil

Palavras-chave: desenvolvimento infantil, escolaridade, mães, conhecimento, relações mãe-criança

Resumo

Este estudo investigou o efeito mediador do conhecimento materno sobre desenvolvimento infantil na relação entre escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais no primeiro ano de vida. Participaram do estudo 28 mães de bebês com 11 meses de vida, selecionadas em duas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Salvador/Brasil. O conhecimento materno sobre desenvolvimento foi avaliado com o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI) e o desenvolvimento dos bebês foi medido pela Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança (EDCC). As análises de regressão mostraram que o conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil é uma variável mediadora pura da relação entre a escolaridade materna e os indicadores desenvolvimentais do bebê. Discute-se o suporte fornecido pela educação formal para que os pais possam se beneficiar de informações sobre o desenvolvimento e recomenda-se investimento na educação básica e na divulgação de informações sobre o desenvolvimento infantil em serviços públicos de saúde.

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Biografia do Autor

Patrícia Alvarenga, Universidade Federal da Bahia, BA
Doutorado em Psicologia.
Zelma Freitas Soares, Universidade Federal da Bahia, BA
Mestranda em Psicologia
Paula Kleize Costa Sales, Universidade Federal da Bahia, BA
Mestranda em Psicologia.
Nilton Correia Anjos-Filho, Universidade Federal da Bahia, BA
Mestrando em Psicologia

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Publicado
2020-05-15
Como Citar
Alvarenga, P., Soares, Z. F., Sales, P. K. C., & Anjos-Filho, N. C. (2020). Escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais na criança: mediação do conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil. Psico, 51(1), e31622. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.31622
Seção
Artigos