Escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais na criança: mediação do conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.31622

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, escolaridade, mães, conhecimento, relações mãe-criança

Resumo

Este estudo investigou o efeito mediador do conhecimento materno sobre desenvolvimento infantil na relação entre escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais no primeiro ano de vida. Participaram do estudo 28 mães de bebês com 11 meses de vida, selecionadas em duas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Salvador/Brasil. O conhecimento materno sobre desenvolvimento foi avaliado com o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI) e o desenvolvimento dos bebês foi medido pela Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança (EDCC). As análises de regressão mostraram que o conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil é uma variável mediadora pura da relação entre a escolaridade materna e os indicadores desenvolvimentais do bebê. Discute-se o suporte fornecido pela educação formal para que os pais possam se beneficiar de informações sobre o desenvolvimento e recomenda-se investimento na educação básica e na divulgação de informações sobre o desenvolvimento infantil em serviços públicos de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Alvarenga, Universidade Federal da Bahia, BA

Doutorado em Psicologia.

Zelma Freitas Soares, Universidade Federal da Bahia, BA

Mestranda em Psicologia

Paula Kleize Costa Sales, Universidade Federal da Bahia, BA

Mestranda em Psicologia.

Nilton Correia Anjos-Filho, Universidade Federal da Bahia, BA

Mestrando em Psicologia

Referências

Abbad, G., & Torres, C. V. (2002). Regressão múltipla stepwise e hierárquica em Psicologia Organizacional: aplicações, problemas e soluções. Estudos de Psicologia (Natal), 7(spe), 19–29. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000300004

Al-Maadadi, F., & Ikhlef, A. (2015). What Mothers Know About Child Development and Parenting in Qatar: Parenting Cognitions and Practices. The Family Journal, 23(1), 65–73.

https://doi.org/10.1177/1066480714555669

Alvarenga, P., Oliveira, J. M. de, & Lins, T. C de S. (2018). Reflexões sobre a parentalidade no contexto de vulnerabilidade social no Brasil. In. L. F. Pêssoa, D. M. L. F. Mendes, & M. L. S. Moura (Orgs.), Parentalidade: Diferentes perspectivas, evidências e experiências (pp.41-62). Curitiba: Appris.

Bayley, N. (2006). Bayley Scales of Infant and Toddler Development: Administration Manual (3rd ed.). San Antonio, TX: The Psychological Corporation.

Bornstein, M. H., Hahn, C. S., Suwalsky, J. T. D., & Haynes, O. M. (2003). Socioeconomic status, parenting, and child development: The Hollingshead four-factor index of social status and The Socioeconomic Index of Occupations. In. M. H. Bornstein, & R.

H. Bradley (Orgs.), Socioeconomic status, parenting, and child development (pp. 29-81). Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

https://doi.org/10.4324/9781410607027

Brummelte, S., & Galea, L. A. M. (2016). Postpartum depression: Etiology, treatment and consequences for maternal care. Hormones and Behavior, 77, 153–166. https://doi.org/10.1016/j.yhbeh.2015.08.008

Clearfield, M. W., Stanger, S. B., & Jenne, H. K. (2015). Socioeconomic status (SES) affects means-end behavior across the first year. Journal of Applied Developmental Psychology, 38, 22–28. https://doi.org/10.1016/j.appdev.2015.02.001

Cruz, E. J. S. da, Cavalcante, L. I. C., & Pedroso, J. da S. (2014). Inventário de conhecimento do desenvolvimento infantil: estudo com mães de crianças em acolhimento institucional. Revista da SPAGESP, 15(1), 49–63.

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2006). Estatística sem Matemática para Psicologia. (3ed.). Porto Alegre: Artmed.

Datar, A., & Jacknowitz, A. (2009). Birth weight effects on children’s mental, motor, and physical development: Evidence from twins data. Maternal and Child Health Journal, 13(6), 780–794. https://doi.org/10.1007/s10995-009-0461-6

Dichtelmiller, M., Meisels, S. J., Plunkett, J. W., Bozynski, M. E. A., & Mangelsdorf, S. C. (1992). The Relationship of Parental Knowledge to the Development of Extremely Low Birth Weight Infants. Journal of Early Intervention, 16(3), 210–220.

https://doi.org/10.1177/105381519201600302

Donovan, W., Taylor, N., & Leavitt, L. (2007). Maternal Self-Efficacy, Knowledge of Infant Development, Sensory Sensitivity, and Maternal Response During Interaction. Developmental Psychology, 43(4), 865–876.

https://doi.org/10.1037/0012-1649.43.4.865

Ertem, I. O., Atay, G., Dogan, D. G., Bayhan, A., Bingoler, B. E., Gok, C. G., … Isikli, S. (2007). Mothers’ knowledge of young child development in a developing country. Child: Care, Health and Development, 33(6), 728–737.

https://doi.org/10.1111/j.1365-2214.2007.00751.x

Hayes, A. F. (2018). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression- -based approach. 2nd. ed. New York: Guilford Press.

Koutra, K., Chatzi, L., Bagkeris, M., Vassilaki, M., Bitsios, P., & Kogevinas, M. (2013). Antenatal and postnatal maternal mental health as determinants of infant neurodevelopment at 18 months of age in a mother-child cohort (Rhea Study) in Crete, Greece.

Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 48(8), 1335–1345. https://doi.org/10.1007/s00127-012-0636-0

MacPhee, D. (1983). The nature of Parents’ Experiences with and Knowledge about Infant Development. Paper Presented at the Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development, 1–15. Recuperado de http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED232788.pdf.

Marjanovič-Umek, L., & Fekonja-Peklaj, U. (2017). The Roles of Child Gender and Parental Knowledge of Child Development in Parent-Child Interactive Play. Sex Roles, 77(7–8), 496–509. https://doi.org/10.1007/s11199-016-0734-7

McMillin, S. E., Hall, L., Bultas, M. W., Grafeman, S. E., Wilmott, J., Maxim, R., & Zand, D. H. (2015). Knowledge of child development as a predictor of mother-child play interactions. Clinical Pediatrics, 54(11),1117–1119. https://doi.org/10.1177/0009922815581763

Mermelshtine, R., & Barnes, J. (2016). Maternal Responsive–didactic Caregiving in Play Interactions with 10-month-olds and Cognitive Development at 18months. Infant and Child Development, 25(3), 296–316. https://doi.org/10.1002/icd.1961

Morais, R. L. S., Carvalho, A. M., & Magalhães, L. C. (2016). O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros. Journal of Physical Education, 27(1), 1-14. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2714

Moura, M. L. S. de, Ribas Jr., R. de C., Piccinini, C. A., Bastos, A. C. de S., Magalhães, C. M. C., Vieira, M. L., … Silva, A. K. da. (2004). Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil. Estudos de Psicologia, 9(3), 421-429. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300004

Pereira, K. R. G., Saccani, R., & Valentini, N. C. (2016). Cognição e ambiente são preditores do desenvolvimento motor de bebês ao longo do tempo. Fisioterapia e Pesquisa, 23(1), 59–67. https://doi.

org/10.1590/1809-2950/14685223012016

Pinto, E. B., Vilanova, L. C. P., & Vieira, R. M. (1997). O desenvolvimento do comportamento da criança no primeiro ano de vida: padronização de uma escala para a avaliação e o acompanhamento. São Paulo: Casa do Psicólogo: FAPESP.

Rehman, A. U., Kazmi, S., & Munir, F. (2016). Mothers’ Knowledge about Child Development. Pediatr J, 40(3), 176–81.

Ribas Jr., R. D. C., Moura, M. L. S. de, Gomes, A. A. N., & Soares, I. D. (2000). Adaptação brasileira do Inventário de Conhecimento sobre o Desenvolvimento Infantil de David Macphee [Resumo]. In Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (Org.),

Anais – III Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento (p. 183). Niterói, RJ: Autor.

Ribas Jr., R. D. C., Moura, M. L. S. de, & Bornstein, M. H. (2003). Socioeconomic status in Brazilian psychological research: I. validity, measurement, and application. Estudos de Psicologia

(Natal), 8(3), 375–383.

https://doi.org/10.1590/S1413-294X2003000300004

Roberts, J. E., McCary, L. M., Shinkareva, S. V., & Bailey, D. B. (2016). Infant Development in Fragile X Syndrome: Cross-Syndrome Comparisons. Journal of Autism and Developmental Disorders, 46(6), 2088-2099. https://doi.org/10.1007/s10803-016-2737-1

Rowe, M. L., Denmark, N., Jones, H. B., & Stapleton, L. M. (2016). The Role of Parent Education and Parenting Knowledge in Children’s Language and Literacy Skills among White, Black, and Latino Families. Infant and Child Development, 25(2), 198–220. https://doi.org/10.1002/icd.1924

Saccani, R., Valentini, N. C., Pereira, K. R., Muller, A. B., & Gabbard, C. (2013). Associations of biological factors and affordances in the home with infant motor development. Pediatrics International, 55(2), 197–203. https://doi.org/10.1111/ped.12042

Safadi, R. R., Ahmad, M., Nassar, O. S., Alashhab, S. A., Abdelkader, R., & Amre, H. M. (2016). Jordanian mothers’ knowledge of infants’ childrearing and developmental milestones. International Nursing Review, 63(1), 50–59. https://doi.org/10.1111/inr.12185

Scarzello, D., Arace, A., & Prino, L. E. (2016). Parental practices of Italian mothers and fathers during early infancy: The role of knowledge about parenting and child development. Infant Behavior and Development, 44, 133–143. https://doi.org/10.1016/j.

infbeh.2016.06.006

September, S. J., Rich, E., & Roman, N. (2017). Association Between Knowledge of Child Development and Parenting: A Systematic Review. The Open Family Studies Journal, 9(1), 1–14. https://doi.org/10.2174/1874922401709010001

Shaffer, D. R., & Kipp, K. (2012). Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência (2nd ed.). São Paulo: Cengage Learning.

Silva, A. K., Vieira, M. L., Moura, M. L. S., & Ribas Jr., R. de C. (2005). Conhecimento de mães primíparas sobre desenvolvimento infantil. Um estudo em Itajaí, SC. Rev. bras. Crescimento desenvolv. humano, 15(3). https://doi.org/01-10.10.7322/jhgd.19766

Stevens, J. H. (1984). Child development knowledge and parenting skills. Family Relations, 33(2), 237-244. https://doi.org/10.2307/583789

Tabachnick, B. G., & Fidel, L. S. (2013). Using Multivariate Statistics (6thed). Boston, Massachusetts: Allyn and Bacon.

Vieira, V. A. (2009). Moderação, mediação, moderadora-mediadora e efeitos indiretos em modelagem de equações estruturais: uma aplicação no modelo de desconfirmação de expectativas. Revista de Administração Universidade de São Paulo RAUSP, 44(1), 17–33.

Wacharasin, C., Barnard, K., & Spieker, S. J. (2003). Factors Affecting Toddler Cognitive Development in Low-Income Families: Implications for Practitioners. Infants and Young Children, 16(2), 175–181. https://doi.org/10.1097/00001163-200304000-00009

Yue, A., Wang, X., Yang, S., Shi, Y., Luo, R., Zhang, Q., …Rozelle, S. (2017). The relationship between infant peer interactions and cognitive development: Evidence from rural China. Chinese Journal of Sociology, 3(2), 193–207. https://doi.org/10.1177/2057150X17702091

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

Alvarenga, P., Soares, Z. F., Sales, P. K. C., & Anjos-Filho, N. C. (2020). Escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais na criança: mediação do conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil. Psico, 51(1), e31622. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.31622

Edição

Seção

Artigos