Estresse, desesperança e expectativas de futuro na adolescência em alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.2.30155

Palavras-chave:

adolescente, estresse, desesperança, expectativas

Resumo

O presente artigo investigou a associação dos níveis de estresse, desesperança e expectativas de futuro em uma amostra de 295 adolescentes, alunos do ensino médio de uma rede educacional particular confessional (sendo 127 meninos (43,1%) e 168 meninas (56,9%); com idades entre 14 e 18 anos (M = 15,90; SD = 1,21), na região metropolitana de Belém, no estado Pará. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, Escala de Stress para Adolescentes (ESA), Escala BECK de Desesperança (BHS) e questionário sobre expectativas futuras. Por meio de técnicas estatísticas para análise dos dados, observou-se que as meninas estavam mais estressadas que os meninos e que adolescentes com moderado estresse apresentaram alto nível de desesperança. Também se verificou que adolescentes com altos níveis de estresse apresentaram baixa ou muito baixa expectativa de ser respeitado na comunidade e concluir o ensino médio. Esse estudo sugere que o estresse pode comprometer as expectativas de futuro e o bem-estar do adolescente.

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Biografia do Autor

Cybelle Bezerra Sousa Florêncio, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), em Belém, PA, Brasil; gestora escolar e consultora educacional no Rio Grande do Norte e Paraíba.

Edson Marcos Leal Soares Ramos, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil; professor titular da Universidade Federal do Pará.

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF. Pós doutora em Ciência da Reabilitação pela Universidade de Dortmund, Alemanha; professora e diretora adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, PA, Brasil

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Florêncio, C. B. S., Ramos, E. M. L. S., & Silva, S. S. da C. (2021). Estresse, desesperança e expectativas de futuro na adolescência em alunos do ensino médio. Psico, 52(2), e30155. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.2.30155

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