Invariância de medida e evidências de validade externa da Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S)

Autores

  • Juliane Callegaro Borsa Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) http://orcid.org/0000-0001-7703-5509
  • Diogo Araujo DeSousa Faculdade Pio Décimo, SE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.27433

Palavras-chave:

Comportamentos agressivos, Evidências de validade, Crianças.

Resumo

Os comportamentos agressivos são comuns na infância, o que exige o uso de instrumentos adequados para mensurá-los. O objetivo deste estudo foi testar a invariância de medida da Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S) e investigar evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas. Participaram 237 cuidadores (M = 38,5; DP = 7,02; 70,6% mães) e 1.370 crianças,
com idades entre 7 e 13 anos (M = 9,87; DP = 1,28; 53,1% meninas), estudantes de escolas de ensino fundamental de três estados brasileiros. A Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo demonstrou invariância configural escalar e métrica da PAB-S. Já a Modelagem de Equações Estruturais indicou evidências de validade concorrente e convergente. Os resultados apontam para as adequadas propriedades psicométricas da PAB-S, sugerindo sua adequação para uso no contexto brasileiro. Novos estudos deverão ser conduzidos para agregar outras evidências de validade e confiabilidade da PAB-S.

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Biografia do Autor

Juliane Callegaro Borsa, Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica APlab - Pessoas & Contextos. Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad). Supervisora de estágio profissionalizante no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/PUC-Rio). Bolsista Produtividade CNPq Nível 2; Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Fundadora e sócia-proprietária da Khipu Soluções em Psicologia. Tem mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência de estágio de doutorado no Grupo di Ricerca P.A.T. Psicometria Assessment e Testistica (Università di Bologna, Itália). Áreas de interesse: avaliação psicológica; construção, adaptação e validação de instrumentos psicológicos; avaliação de problemas emocionais e comportamentais na infância; avaliação de indicadores de saúde mental ao longo do ciclo vital, saúde e desenvolvimento humano, metodologia de pesquisa em psicologia

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Publicado

2018-08-24

Como Citar

Borsa, J. C., & DeSousa, D. A. (2018). Invariância de medida e evidências de validade externa da Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S). Psico, 49(2), 178–186. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.27433

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