Estudo Comparativo entre Contextos de Brincadeiras em Instituição de Acolhimento Infantil

Autores

  • Luísa Sousa Monteiro Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Daniela Castro dos Reis Universidade Federal do Pará
  • Celina Maria Colino Magalhães Universidade Federal do Pará
  • Janari da Silva Pedroso Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.17978

Palavras-chave:

Brincadeiras, institucionalização, desenvolvimento infantil

Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever e comparar as brincadeiras ocorridas em contextos: estruturado (CE) e semiestruturado (CSE) em uma instituição de acolhimento infantil. Participaram 10 crianças de cinco a seis anos, com tempo de acolhimento que variou de um a 12 meses. As sessões observacionais foram realizadas no CE (brinquedoteca) e no CSE (barracão, playground e piscina). Realizaram-se 117 registros de cinco minutos, totalizando 585 minutos de observação. Os resultados mostraram que a categoria brincadeira simbólica foi a mais frequente (43,25%), seguida da contingência física (35,04%) e da brincadeira exploratória (8,38%). A escolha da brincadeira variou em função do contexto. A estereotipia de gênero foi observada na escolha dos temas das brincadeiras. O estudo elucida para a oferta de contextos de brincadeira diferenciados, disponibilidade de recursos lúdicos e humanos sensíveis às inúmeras demandas das crianças, de modo que as instituições de acolhimento infantil configurem-se como contextos abrangentes de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Luísa Sousa Monteiro Oliveira, Universidade Federal do Pará

Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2014). Membro do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, UFPA. Terapeuta Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará, 2011. Desenvolve estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento humano, atualmente com foco em crianças em situação de vulnerabilidade social, brincadeiras e brinquedoteca.

Daniela Castro dos Reis, Universidade Federal do Pará

Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2002), com especialização em Gestão das organizações, mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) em andamento pela Universidade Federal do Pará. Executou o Projeto Rede Vitória Régia-UNICEF,FIDESA-Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia, com a temática garantias de direitos da criança e do Adolescente no Estado do Pará. Tem experiência como professora de Pós-graduação na Faculdade Montenegro e atuação na Assistência Social pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, na área da Proteção Social Básica-CRAS-Bolsa Família e Assessora Técnica da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e com o Sistema de Garantia de Direito. Experiência na área de Psicologia nos seguintes temas: criança, adolescente, desenvolvimento e ribeirinho

Celina Maria Colino Magalhães, Universidade Federal do Pará

Psicóloga. Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1995. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará , coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. e Vice coordenadora do Grupo de Trabalho Brinquedo, aprendizagem e saúde na ANPEPP. Ministra disciplinas na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Janari da Silva Pedroso, Universidade Federal do Pará

Psicólogo. Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará/Núcleo de Altos Estudos da Amazônia. Pós-Doutorado em Psicologia, na Universidade Católica de Brasília. Especialista em Rorschach. Professor Associado I da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Coordenador o "Laboratório de Pesquisa: Desenvolvimento e Saúde" - LADS. Membro da ANPEPP no Grupo Trabalho: “Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde”. Bolsista CAPES. Pesquisador CNPq.

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Publicado

2015-08-25

Como Citar

Oliveira, L. S. M., Reis, D. C. dos, Magalhães, C. M. C., & Pedroso, J. da S. (2015). Estudo Comparativo entre Contextos de Brincadeiras em Instituição de Acolhimento Infantil. Psico, 46(3), 311–320. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.17978

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