Interação Mãe-Criança e Desenvolvimento da Linguagem: A Influência da Depressão Pós-Parto

Autores

  • Beatriz Servilha Universidade de São Paulo
  • Vera Silvia Raad Bussab Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.17119

Palavras-chave:

Depressão pós-parto, Desenvolvimento da linguagem, Relações mãe-filho.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da depressão pós-parto e do contexto afetivo de criação no desenvolvimento da linguagem de crianças de 36 meses. Foram analisadas 80 díades mães-crianças atendidas pelo sistema público de saúde: dentre as mães, 30 apresentaram indicativos de DPP. Avaliou-se o aspecto pragmático do desenvolvimento de linguagem, em filmagens de quinze minutos de brincadeira livre com a mãe, em função de informações colhidas desde o nascimento. O resultado do teste foi analisado quanto aos atos e meios comunicativos realizados durante a interação. A partir da análise dos dados, observou-se que, embora a maior parte das crianças apresentou um desempenho abaixo do esperado para a idade, as crianças do grupo controle verbalizaram mais para se comunicar que aquelas do grupo com DPP, que usaram mais gestos durante a interação. Concluiu-se que os aspectos relacionados ao s fatores da DPP influenciaram, de forma direta na interação diádica e no desenvolvimento da linguagem infantil.

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Servilha, B., & Bussab, V. S. R. (2015). Interação Mãe-Criança e Desenvolvimento da Linguagem: A Influência da Depressão Pós-Parto. Psico, 46(1), 101–109. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.17119

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