Grupo multifamiliar com adolescentes ofensores sexuais

Autores

  • Liana Fortunato Costa Universidade de Brasília
  • Adeli Ribeiro COMPP
  • Eika Lôbo Junqueira COMPP
  • Fernanda Figueiredo Falcomer Meneses COMPP
  • Lucy Mary Cavalcanti Stroher COMPP

Palavras-chave:

adolescente ofensor sexual, grupo multifamiliar, família, intervenção psicossocial.

Resumo

O texto apresenta a proposta interventiva do Grupo Multifamiliar com adolescentes ofensores sexuais realizada no Centro de Orientação Médico Psico-pedagógico no DF. O público alvo foram os adolescentes ofensores sexuais, seus familiares bem como seus pares. O GM ocorreu em cinco encontros onde foram desenvolvidos temas específicos comuns a todas as famílias: Proteção; Sexualidade; Violência sexual é um crime; Transgeracionalidade; Projeto de namoro. Os recursos humanos incluíram a equipe do COMPP (2 psicólogos, 1 assistente social, 1 psicopedagoga/psicóloga) e a equipe da universidade (1 professor/supervisor/pesquisador, 3 alunos de graduação e 2 alunos de pós-graduação). Estiveram presentes 28 pessoas: 12 adultos, 7 adolescentes e 9 crianças. O GM totaliza 15 horas de intervenção com objetivo e foco definidos. As etapas da proposta são: Articulação com a Rede; Nivelamento de conhecimento teórico e metodológico do GM; Entrevistas familiares com cada família participante; GM com adolescentes ofensores sexuais; Avaliação da efetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Fortunato Costa, Universidade de Brasília

Psicóloga, Terapeuta Conjugal e Familiar, Psicodra- matista. Doutora em Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psico- logia Clínica e Cultura – PSICC/PCL/IP/UnB.

Adeli Ribeiro, COMPP

Psicóloga, Psicodramatista, Centro de Orientação Médico Psico-pedagógico – COMPP – Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria de Estado de Educação/ GDF.

Eika Lôbo Junqueira, COMPP

– Psicóloga, Psicopedagoga, Especialista em Análise do Comportamento, Centro de Orientação Médico Psico-pedagógico – COMPP – Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Fernanda Figueiredo Falcomer Meneses, COMPP

Psicóloga, Centro de Orientação Médico Psico-pedagógico – COMPP – Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Lucy Mary Cavalcanti Stroher, COMPP

Assistente Social, Terapeuta Conjugal e Familiar, Centro de Orientação Médico Psico-pedagógico – COMPP – Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Downloads

Como Citar

Costa, L. F., Ribeiro, A., Junqueira, E. L., Falcomer Meneses, F. F., & Stroher, L. M. C. (2012). Grupo multifamiliar com adolescentes ofensores sexuais. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/10729

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)