Cultura da Mobilidade

Autores

  • André Lemos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6314

Palavras-chave:

Mobilidade, comunicação, cibercultura

Resumo

A mobilidade é inerente ao homem, sendo correlata à necessidade de criar um lugar no mundo, de “construir para habitar” (Heidegger, 1958), de estabelecer um topus que nos proteja da solidão e do vazio do espaço genérico e abstrato. A cultura da mobilidade entrelaça questões tecnológicas, sociais, antropológicas. Para a comunicação, a mobilidade é central já que comunicar é fazer mover signos, mensagens, informações, sendo toda mídia (dispositivos, ambientes e processos) estratégias para transportar mensagens afetando nossa relação com o espaço e o tempo. Na atual fase das tecnologias da mobilidade e de localização (as mídias locativas), não se trata tanto de aniquilar os lugares, mas de criar espacializações. Esta é a tese aqui defendida. A atual cultura da mobilidade é uma cultura locativa.

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Biografia do Autor

André Lemos, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne.

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Como Citar

Lemos, A. (2009). Cultura da Mobilidade. Revista FAMECOS, 16(40), 28–35. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6314

Edição

Seção

Comunicação e Cultura