McLuhan e neuromancer: aldeia global e outros conceitos no imaginário cyberpunk

Autores

  • Márcia Gomes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rodolfo Rorato Londero Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Michelle Araújo do Nascimento Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5308

Palavras-chave:

Ficção científica, cibercultura, teoria da comunicação

Resumo

Neste artigo são explorados os pontos de intersecção entre a obra de Marshall McLuhan e o romance cyberpunk Neuromancer. Além de representar um fato social, cyberpunk é um subgênero da ficção científica que surgiu na década de 80 e que apresenta um mundo globalizado e dominado pela desigualdade sócio-econômico e, fundamentalmente, tecnológica. Já McLuhan, cujas principais obras foram escritas na década de 60, é conhecido por proposições tais como: a idéia de “aldeia global”, do meio ser a mensagem e das tecnologias como extensões dos sentidos humanos.

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Biografia do Autor

Márcia Gomes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Rodolfo Rorato Londero, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Michelle Araújo do Nascimento, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada em Comunicação Sociall/Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

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Como Citar

Gomes, M., Londero, R. R., & Nascimento, M. A. do. (2009). McLuhan e neuromancer: aldeia global e outros conceitos no imaginário cyberpunk. Revista FAMECOS, 16(38), 111–117. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5308

Edição

Seção

Redes e Sujeitos