Arquivando o passado, pintando o presente

representações da diversidade e do feminismo no Portrait of a Lady on Fire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44857

Palavras-chave:

Representação, feminismo, Céline Sciamma

Resumo

Este artigo focaliza as representações da diversidade e do feminismo no fi lme francês Portrait of a Lady on Fire (Portrait de la jeune fi lle en feu, 2019), dirigido por Céline Sciamma. Ambientado no século 18, o fi lme aborda inúmeras questões contemporâneas através de uma lente feminista. O texto considera Portrait of a Lady on Fire como um arquivo visual na história do cinema feminista e queer, criando diálogos entre o passado e o presente. Ao mesmo tempo, usando Céline Sciamma como ponto de entrada, o material também explora a autoria feminina no cinema francês do século 21.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Xueyan Cheng , National University of Singapore (NUS), Singapore.

Mestrado duplo em Mídia e Comunicações Globais pela London School of Economics and Political Science (LSE), em Londres, Reino Unido, e pela University of Southern California (USC), em Los Angeles, EUA. Ph.D. estudante de Estudos Culturais na Ásia no Departamento de Comunicações e Novas Mídias da Universidade Nacional de Cingapura (NUS), em Cingapura. Pesquisador de cinema chinês contemporâneo e cultura popular, cinema transnacional e cinema asiático. Crítico de filmes.

Referências

AHMED, S. Cultural politics of emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014.

BACHOLLE, M. For a fluid approach to Céline Sciamma’s Portrait of a Lady on Fire. French Cultural Studies, [S.l.], v. 34, n. 2, p. 147-160, 2023.

BANDE de filles [Girlhood]. Dir.: Céline Sciamma. France: Hold Up Films: Lilies Films: Arte France Cinéma, 2014.

BRADBURY-RANCE, C. Lesbian cinema after queer theory. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2019.

BRADBURY-RANCE, C. Lesbian Legibility and Queer Legacy in Céline Sciamma’s Portrait de la jeune fille em feu/Portrait of a Lady on Fire. French Screen Studies, [S. l.], v. 23, n. 2-3, p. 172-184, 2023.

GARCIA, M.; SCIAMMA, C. Deconstructing the Filmmaker’s Gaze. Cineaste, [S. l.], v. 45, n. 1, p. 8-11, 2019.

GOPINATH, G. Unruly visions: The aesthetic practices of queer Diáspora. Durham: Duke University Press, 2018.

HALL, S. Cultural identity and cinematic representation. Framework: The Journal of Cinema and Media, [S. l.], n. 36, p. 68-81, 1989.

HALL, S. Questions of cultural identity. London: SAGE Publications Ltd., 1996.

HARROD, M. Staging the generic self: Céline Sciamma’s autofictional praxis. French Screen Studies, [S. l.], v. 23, n. 2-3, p. 212-230, 2023.

JOHNSTON, C. The queer circulation of objects in the films of Céline Sciamma. French Screen Studies, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 287-303, 2022.

LINDNER, K. Film Bodies. Queer Feminist Encounters with Gender and Sexuality in Cinema. London: I. B. Tauris, 2018.

MERCER, B. The Brush Behind the Film: How Painter Hélène Delmaire Created Our Portrait of a Lady on Fire Cover. In: The Criterion Collection, [S. l.], Sep. 2, 2022. Available at: https://www.criterion.com/current/posts/7084-the-brush-behind-the-film-how-painter-hlne-delmaire-created-our-portrait-of-a-lady-on-fire-cover. Accessed on: May 10, 2023.

MULVEY, L. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 6-18, 1975.

NAISSANCE des pieuvres [Waterlilies]. Dir.: Céline Sciamma. France: Balthazar Productions, 2007. France: Balthazar Productions, 2007.

OWENS, C. Beyond recognition: Representation, power, and culture. Berkeley: University of California Press, 1992.

PETITE Maman. Dir.: Céline Sciamma. France: Lilies Films: Canal+: Cine+: France 3 Cinéma, 2021.

PORTRAIT de la jeune fifille en feu [Portrait of a Lady on Fire]. Dir.: Céline Sciamma. France: Lilies Films, 2019.

POTTER, S. Sex scene and unseen: Portrait de la jeune fille en feu (Céline Sciamma, 2019). French Screen Studies, [S. l.], v. 23, n. 2-3, p. 185-197, 2023.

RENTSCHLER, C.; MITCHELL, C. Introduction: The significance of place in girlhood studies. Girlhood and the Politics of Place. New York: Berghahn Books, 2016.

TARR, C. Introduction: Women’s Film-Making in France 2000–2010. Studies in French Cinema, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 189-200, 2012.

TARR, C.; ROLLET, B. Cinema and the Second Sex: Women’s Filmmaking in France in the 1980s and 1990s. London: A&C Black, 2001.

TOMBOY. Dir.: Céline Sciamma. France: Hold up Films 2011.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Cheng , X. (2023). Arquivando o passado, pintando o presente: representações da diversidade e do feminismo no Portrait of a Lady on Fire. Revista FAMECOS, 30(1), e44857. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44857

Edição

Seção

DOSSIÊ - French Cinematography: from the Lumières & Méliès to VR & AI