“O cinema estava se tornando mais real”

da Nouvelle Vague francesa à estética da tela vertical do Mobile Short Video

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44854

Palavras-chave:

filme francês new wave, tela vertical, estética narrativa

Resumo

Este estudo examina a legitimidade histórica, o potencial estético e as limitações da imagem da tela vertical através de duas dimensões: a comparação cross media da Nova Onda do cinema francês e a prática criativa da imagem da tela vertical no complexo ambiente das novas mídias da atualidade. Fundamentado no princípio da integração entre história e lógica, este estudo explora detalhadamente a influência e a inspiração da estética narrativa dos filmes da Nouvelle Vague francesa na criação de vídeos curtos na era da tela vertical. Isso é abordado a partir de quatro dimensões: “contar” e “mostrar””, bem como tempo narrativo e espaço narrativo. Através da arqueologia midiática da história do cinema, é fácil descobrir que muitas características da criação de vídeos curtos coincidem com o conceito criativo defendido pela Nouvelle Vague francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruomu Miao, Shanghai Jiao Tong University (SJTU), Shanghai, Chine.

Mestrado em Estudos Cinematográficos pelo China Film Art Research Center (China Film Archive), Pequim, China. Bacharel em Letras pela Universidade de Chongqing, Chongqing, China, com bolsa do governo chinês. Ph.D. candidato em Jornalismo e Comunicação pela Escola de Mídia e Comunicação da Shanghai Jiaotong University, Shanghai, China, com bolsa do governo chinês.    

Referências

BAZIN, A. An Interview with Jacques Tati, with the Participation of Francois Truffaut. Translated by Bert Cardullo. Quarterly Review of Film and Video, [S. l.], n. 12, p. 4-10, 2002.

BAZIN, A. What’s the Cinema? Los Angelos: University of California Press, 2004.

BELLAH, R. N. Habits of the Heart: Individualism and Commitment in American Life. [S. l.]: 1st Perennial Library ed.: Harper & Row, 1986.

BLUMER, H. Symbolic Interactionism: Perspective and Method. Englewood Cliffs (NJ): Prentice-Hall, 1969.

BRANSTON, G. Cinema and Cultural Modernity. Beijing: Beijing University Press, 2006.

FRIEDBERG, A. Window Shopping: Cinema and the Postmodern. Berkeley: University of California Press, 1933.

GIROUD, F. La nouvelle vague portraits de la jeunesse. Paris: Gallimard, 1959.

GRAINGE, P. Ephemeral Media Transitory Screen Culture from Television to YouTube. Houndmills (England): Palgrave Macmillan, 2019.

HOPEWELL, J. French Aid Law Finally Signed. Variety, [S. l.], v. 959, n. 6, p. 65, 1959.

HOW Do Mobile Video Viewers Hold Their Phone? In: Scientiamobile. [S. l.], May 5, 2019. Available at: https://www.scientiamobile.com/how-do-mobilevideo-viewers-hold-their-phone. Accessed on: May 10, 2022.

JACQUES, E. The Technological Society. Toronto: Knopf Canada, 1964.

JENKINS, H.; THORBURN, D. (ed.). Rethinking Media Change: The Aesthetics of Transition. Massachusetts: MIT Press, 2003.

JOHN-STEINER, V. Notebooks of the Mind: Explorations of Thinking. New York: Oxford University Press, 1997.

MONACO, J. The New Waves. New York: Oxford University Press, 1977.

NIELSEN, J. The 90-9-1 Rule for Participation Inequality in Social Media and Online Communities. In: Nielsen Norman Group, [S. l.], Oct. 8, 2006. Available at: https://www.nngroup.com/articles/participation-inequality. Accessed on: Dec. 25, 2022.

ROSS, M.; GLEN, M. Vertical Cinema: New digital possibilities. Rhizomes, [S. l.], v. 26, 2014. Available at: http://www.rhizomes.net/issue26/ross_glen.html. Accessed on: May 17, 2022.

SLADE-SILOVIC, O. Horizontal VS Vertical Videos: Which Video Format Should I Use? In: Covieo. [S. l.], Sep 18, 2018. Available at: https://www.covideo.com/horizontal-vs-vertical-videos. Accessed on: May 10, 2022.

STEWART, S. Poetry and the Fate of the Senses. ComparativeLiterature, [S. l.], v. 56, n. 3, p. 269-274, 2004.

WILLIAMS, A. Republic of Images: A History of French Filmmaking lM. Rhode Island (USA): Harvard University Press, 1992.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Miao, R. (2023). “O cinema estava se tornando mais real”: da Nouvelle Vague francesa à estética da tela vertical do Mobile Short Video. Revista FAMECOS, 30(1), e44854. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44854

Edição

Seção

DOSSIÊ - French Cinematography: from the Lumières & Méliès to VR & AI