Cosmotécnicas para sair da crise contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43476

Palavras-chave:

Tecnodiversidade, Cosmotécnica, Tecnologia, Descolonização, Yuk Hui

Resumo

Resenha do livro Tecnodiversidade (2020), de Yuk Hui. A obra apresenta os conceitos de tecnodiversidade e cosmotécnica que forjam saídas para a crise simultaneamente ecológica, política e social cristalizada hoje. A partir deles, a tecnologia como uma ideia universal é rejeitada. O intuito é desvelar que nenhuma tecnologia é neutra, mas sim intrinsicamente política, já que carrega consigo pressupostos epistemológicos e ontológicos que submete seus usuários. Em última instância, a crítica decolonial visa fomentar localmente a investigação de uma gama variada de tecnologias, que foram sendo retiradas de circulação pela universalização da técnica, imposta unilateralmente pelo Ocidente há um grande número de territórios com a modernidade e a globalização. Yuk Hui oferece às tecnologias modernas um novo marco filosófico, que enxerga na diversidade um futuro plural, inclusivo e diverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadson Maia, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN. Pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luzia Cristina Lopes Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Rio Grade do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil. Graduada em Comunicação Social – com habilitações em Radialismo e Jornalismo pela mesma instituição de ensino.

Referências

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Silva Maia, F. J., & Lopes Almeida, L. C. (2023). Cosmotécnicas para sair da crise contemporânea. Revista FAMECOS, 30(1), e43476. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43476

Edição

Seção

Resenha