Estética cosplay

a busca de fãs por uma vida bela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43130

Palavras-chave:

cosplay, fãs, cultura de si, estética da existência, vida bela

Resumo

O cosplay é uma prática da cultura participativa onde se ilustram as interações colaborativas entre fãs. O fenômeno é defi nido pelo uso de fantasias para brincar com personagens da cultura pop. Isso ocorre na troca entre diferentes comunidades de fãs (fandoms), propiciando a coprodução de experiências culturais que arranjam as diversas performances executadas pelos cosplayers. A reunião de diversas performances refl ete performatividades culturais que podem ser compreendidas como o exercício de resistências. Exercer resistência é um dos esteios possíveis para o que Michel Foucault denomina como processo de subjetivação em que elaboramos a nossa própria subjetividade. Neste sentido, o presente estudo apresenta um ensaio teórico que se debruça sobre como o cosplay permite aos seus praticantes a produção de sua própria subjetividade: uma estética da existência elaborada em suas interações interfandômicas. O ensaio evoca conceitos estabelecidos em literaturas interdisciplinares que se relacionam com os estudos culturais, de modo que possamos avançar e propor que a estética cosplay é como uma invasão de fãs para viver uma vida bela

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Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza-Leão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE, em Recife, PE, Brasil.



Bruno Melo Moura, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutor e mestre em Administração pela pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil; graduado em Ciências Econômicas pela mesma instituição.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

de Souza-Leão, A. L. M., & Moura, B. M. (2023). Estética cosplay: a busca de fãs por uma vida bela. Revista FAMECOS, 30(1), e43130. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43130

Edição

Seção

Mídia e Cultura