Entre o Perdão e o Testemunho:

Vann Nath e as imagens reminiscentes do genocídio cambojano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42898

Palavras-chave:

Imagens reminiscentes, Testemunho, Perdão

Resumo

O presente artigo aproxima algumas concepções filosóficas acerca do perdão e do testemunho à experiência fílmica de Vann Nath, um pintor e sobrevivente do genocídio cambojano perpetrado pelo Khmer Vermelho entre 1975 e 1979. Nath que é o fio condutor do documentário S21 – A máquina da morte do Khmer Vermelho (2003), de Rithy Pahn, cuja narrativa propõe um confronto entre vítimas e vitimários, todos expostos igualmente, sem pré-julgamentos. Na obra a figura de Vann Nath parece ofertar vida ao impossível: um gesto de perdão e reconciliação face a face com os perpetradores. S21 tematiza as pinturas de Nath, imagens reminiscentes aqui compreendidas como marcas do testemunho do genocídio, na medida em que retratam de forma singular as torturas e violações impostas aos cidadãos do Camboja feitos prisioneiros àquela época; mas não só, atualizam, no presente, a confrontação com o genocídio enquanto fissura inesquecível, (im)perdoável.

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Biografia do Autor

Ricardo Lessa Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil; mestre em Comunicação pela mesma universidade. Pós-doutorando (com bolsa do CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Frederico, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; mestre em Comunicação pela mesma universidade. Gerente de Relações Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horzionte, MG, Brasil.

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Lessa Filho, R., & Vieira, F. (2023). Entre o Perdão e o Testemunho:: Vann Nath e as imagens reminiscentes do genocídio cambojano. Revista FAMECOS, 30(1), e42898. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42898

Edição

Seção

Cinema