O Spotify e a questão da audiência em ambientes plataformizados

Autores

  • Liráucio Girardi Jr Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil; Faculdade Cásper Líbero (FCL), São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5992-0758

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42773

Palavras-chave:

audiência, radiodifusão, plataformas, Spotify

Resumo

Neste estudo, abordamos o processo de reconfiguração do lugar da “audiência” nas experiências de fruição em ambientes plataformizados e o modo pelo qual esse mesmo problema foi enfrentado no início do broadcasting. Em um primeiro momento, resgatamos, brevemente, o desenvolvimento das pesquisas de audiência, voltadas diretamente para as atividades das organizações midiáticas, seu encontro com a pesquisa administrativa de Paul Lazarsfeld e Frank Stanton e o tipo de questões que as motivavam. Na sequência, procuramos mapear algumas importantes reconfigurações dessas mesmas questões em ambientes plataformizados e o modo pelo qual o Spotify tem procurado enfrentá-las. Nesse trajeto foi possível identificar a construção de um imaginário muito particular sobre o significado dessa experiência e os processos de mensuração e controle desenvolvidos para a captura da atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liráucio Girardi Jr, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil; Faculdade Cásper Líbero (FCL), São Paulo, SP, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; graduado em Ciências Sociais pela msma instituição. Professor do PPGCOM da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), na Escola da Indústria Criativa/USCS, São Caetano do Sul, SP, Brasil e da Faculdade Cásper Líbero (FCL), em São Paulo, SP, Brasil.

Referências

ANDRÉA, Carlos d’. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

ANG, Ien. Desperately Seeking the Audience. London: Routledge, 1991.

ARRIAGADA, Arturo; CONCHA, Paz. Cultural intermediaries in the making of branded music events: digital cultural capital in tension, Journal of Cultural Economy, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 42-53, 2020.

BAYM, Nancy et al. Making Sense of Metrics in the Music Industries. International Journal of Communication, [S. l.], n. 15, p. 3418–3441, 2021.

BEER, David. Metric Power. London: Plagrave Macmillan, 2016.

BENIGER, James R. The Control Revolution: Technological and Economic Origins of the Information Society. Cambridge/MA: Harvard University Press, 1986.

BENJAMIN, Walter. Sobre Alguns Temas em Charles Baudelaire. In: Charles Baudelaire: um lírico no auge0 do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 103-149. (Obras Escolhidas, v. 3).

BENTES, Anna. A gestão algorítmica da atenção: enganchar, conhecer e persuadir. In: POLIDO, Fabrício; ANJOS, Lucas; BRANDÃO, Luíza (org.). Política, Internet e Sociedade. Belo Horizonte: Instituto de Referência em Internet e Sociedade, 2019. p. 222-234.

BRUNO, Fernanda; BENTES, Anna C.F.; FALTAY, Paulo. Economia Psíquica dos Algorítmos e Laboratório de Plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento. Porto Alegre, Famecos, v. 26, n. 3, p. 1-21, dez. 2019.

BONINI, Tiziano.; GANDINI, Alessandro. “First Week Is Editorial, Second Week Is Algorithmic”: Platform Gatekeepers and the Platformization of Music Curation. Social Media + Society, 2019.

BOURDIEU, Pierre. Regras da Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BRUNO, Fernanda G.; BENTES, Anna Carolina F.; FALTAY, Paulo. Economia Psíquica dos Algoritmos e Laboratório de Plataforma: mercado, ciência e modulação de comportamento. Famecos, Porto Alegre v. 26, n. 3, p. 1-21, set./dez., 2019.

BUCHER, Taina. The algorithmic imaginary: exploring the ordinary affects of Facebook algorithms. Information, Communication & Society, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 30-44, 2017.

CHODOS, Asher t. What Does Music Mean to Spotify? An Essay on Musical Significance in the Era of Digital Curation. Journal of Contemporary Music, Art and Technology, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 36-64, jul. 2019.

DEUZE, Mark; SPEERS, Laura; BLANK, Peter. Vida midiática. Revista USP, [S. l.], n. 86, p. 139-145, 2010.

DODGE, Martin; KITCHIN, Rob. Codes of life: identification codes and the machine-readable World. Environment and Planning D: Society and Space, [S. l.], v. 23, p. 851-881, 2005.

DRAPER, Nora A.; TUROW, Joseph. The corporate cultivation of digital resignation. New Media & Society, [S. l.], v. 21, n. 8, p. 1824-1839, 2019.

DUFFY, Brooke Erin; POELL, Thomas; NIEBORG, David B. Platform Practices in the Cultural Industries: Creativity, Labor, and Citizenship. Social Media + Society, [S. l.], p. 1-8, Oct./Dec. 2019.

FISKE, Marjorie; LAZARSFELD, Paul. The Columbia Office of Radio Research. Hollywood Quarterly, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 51-59, oct. 1945.

FREDERICO, Celso. Recepção: divergências metodológicas entre Adorno e Lazarsfeld. São Paulo. Matrizes, [S. l.], n. 2 p. 157-172, abr. 2008.

GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. São Paulo, Parágrafo, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 95-121, jan./abr. 2018.

GIRARDI JÚNIOR, Liráucio. Pierre Bourdiu: questões de sociologia e Comunicação. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2007

GIRARDI JR, Liráucio. Midiatização Profunda, Plataformas e Logjects. E-Compós, [S. l.], v. 24, 2021.

GIRARDI JÚNIOR, Liráucio.; RIBEIRO, Heitor. SPOTIFY: mediadores de escuta e arranjos algorítmicos. Revista Observatório, [S. l.], v. 8, n. 1, p. a1pt, 2022.

HELMOND, Anne. Plataformização da Web. In: OMENA, J. J. (org.). Métodos Digitais: teoria-prática-crítica. Lisboa: ICNOVA, 2019. p. 49 -72.

HESMONDHALGH, David; MEIER, Leslie M. What the digitalisation of music tells us about capitalism, culture and the power of the information technology sector. Information, Communication & Society, [S. l.], v. 21, n. 11, 2018.

HESSLER, Jennifer. Peoplemeter Technologies and the Biometric Turn in Audience Measurement. Television & New Media, [S. l.], v. 22, n.4, p. 1-20, 2019.

KISCHINHEVSKY, Marcelo; HERSCHMANN, Micael. A reconfiguração da indústria da música. E-compós, Brasília, v. 14, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2011.

LASWELL, Harold. Estrutura e a Função da Comunicação na Sociedade. In: COHN, Gabriel (org.). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. p. 105-117.

LAZARSFELD, Paul. Remarks on administrative and critical communications research. Studies in philosophy and social science, 9 (2-16), 1941.

LAZARSFELD, Paul. Memoria de un episodio en la historia de la investigación social. Revista espanola de investigaciones sociologicas, [S. l.], v. 96, n. 1, p. 235-296, 2001.

LEVY, Mark R. The Lazarsfeld-Stanton Program Analyzer: an historical note. Journal of Communication, [S.l.], v. 32, n. 4, 1982.

McCOY, Megan. Pandora’s Audience Explorer Gives Advertisers Unprecedented Access to Listener Data. In: SXM Media. [S. l.], 26 set. 2018. Disponível em: https://www.pandoraforbrands.com/article/audience-explorer-access-to-listener-data. Acesso em: 2 ago. 2021.

McQUAIL, Denis. Audience Analysis. Thousand Oaks/CA: Sage, 1997.

MONTAÑO, S. A Construção do usuário na cultura audiovisual do Youtube. In: REIA, J. et al. (org.) Da televisão ao Youtube – influenciadores, audiência e normas. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2021. p. 173-198.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

MORRISON, David E. Kultur and Culture: The Case of Theodor W. Adorno and Paul F. Lazarsfeld Social Research. Social Research, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 331-355 Summer 1978.

MOSCHETTA, Pedro H.; VIEIRA, Jorge. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, [S. l.], v. 20, n. 49, p. 258-292, dez. 2018.

NAPOLI, Philip M. Audience Evolution: New Technologies and the Transformation of Media Audiences. New York: Columbia University Press, 2011.

NAPOLI, Philip M. Ratings and Audience Measurement. In: NIGHTINGALE, Virginia (ed.). The Handbook of Media Audiences. Malden: Wiley-Blackwell, 2011. p. 286-301.

NEIBORG, David B.; POELL, Thomas. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New

Media & Society, v. 20, n. 11, p. 4275-4292, 2018.

NAPOLI, Philip M. Audience Evolution and the Future of Audience Research. The International Journal on Media Management, [S. l.], n. 14, p. 79-97, 2012.

PREY, Robert. Musica Analytica: The Datafication of Listening. In: NOWAK, R.; WHELAN, A. (ed.) Networked Music Cultures, Palgrave Macmillan UK, 2016. p. 31-48.

PREY, Robert. Nothing Personal: agorithmic individuation on music streaming platforms. Media, Culture & Society, [S. l.], v. 40, n. 7, p. 1086-1100, 2018.

PREY, Robert. Knowing Me, Knowing You: Datafication on Music Streaming Platforms. In: AHLERS, M.; GRÜNEWALD-SCHUKALLA, L.; LÜCKE, M.; RAUCH, M. (ed.). Big Data und Musik: Jahrbuch für Musikwirtschaftsund Musikkulturforschung 1/2018 (Jahrbuch für Musikwirtschafts-und Musikkulturforschung). Springer VS, 2019. p. 9-21.

RAFFA, Massimiliano; PRONZATO, Riccardo. The algorithmic imaginary of cultural producers. Towards platform- optimized music? Hermes. Journal of Communication, [S. l.], n. 19, p. 293-321, 2021.

RIEDER, Bernhard; MATAMOROS-FERNÁNDEZ, Ariadna; COROMINA, Òscar. From ranking algorithms to ‘ranking cultures’: Investigating the modulation of visibility. You-Tube search results. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 50-68, 2018.

RÜDIGER, Francisco. Ciência, reflexão e crítica nos estudos de mídia. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo (org.).Epistemologia da comunicação no Brasil: trajetórias autorreflexivas. São Paulo: ECA-USP, 2016. p. 21-33.

SANTINI, Rosie. M. O Algoritmo do Gosto: Tecnologias de Controle, Contágio e Curadoria de Si. Curitiba: Editora Appris, 2020. v. 1.

SANTINI. Rosie. M.; SALLES, Débora. O impacto dos algoritmos no consumo de música: uma revisão sistemática de literatura. Signos do Consumo, [S. l.], São Paulo, v. 12, n. 1, p. 83-93, jan./jun. 2020.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. São Paulo, Revista Fapcom, [S. l.], v. 3, n. 6, p.17-26, jul./dez. 2019.

SMITH, Chris. Spotify hints it could monitor your heart to give you the right beat. In: TechRadar. [S. l.], 18 jan. 2014. Disponível em: https://www.techradar.com/news/internet/spotify-hints-it-could-monitor-your-heart-to-give-you-the-right-beat-1216457. Acesso em: 29 jul. 2021.

STRIPHAS, Ted. Algorithmic culture. European Journal of Cultural Studies, [S. l.], v. 18, n. 4-5, p. 395-412, 2015.

VAN DIJCK, Jose; POELL, Thomas; DE WALL, Martijn. The Plataform Society: public values in a connective world. New York: Oxford University Press, 2018.

WEBSTER, James G.; PHALEN, Patricia F.; LICHTY, Lawrence W. Rating Analysis. 2. ed. Mahwah/NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2000.

WILLIAMS. Raymond. Cultura e Sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1969.

WILLIAMS. Raymond. Television: technology and cultural form. London: Routledge, 1990.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Girardi Jr, L. (2023). O Spotify e a questão da audiência em ambientes plataformizados. Revista FAMECOS, 30(1), e42773. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42773

Edição

Seção

Cibercultura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)