Presença de mulheres imigrantes latino-americanas no cinema espanhol

Palavras-chave: Cinema espanhol, Imigração, Mulher latino-americana, Análise de Conteúdo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a presença da mulher imigrante latino-americana no cinema espanhol a partir de um corpus composto por filmes produzidos entre 1999-2012. Foram utilizadas ferramentas metodológicas da Análise de Conteúdo e a discussão teórica está baseada nos Estudos Culturais, na Narrativa Audiovisual e nos Estudos de Gênero. Os resultados indicam que a presença dessas personagens é efetiva, mas que se constrói com bases hegemônicas no que concerne à nacionalidade, etnia e faixa etária. Ademais, foi constatado que há um predomínio de argumentos centrados na cotidianidade e na marginalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, SP, Brasil com pós-doutorado na Universidad de Sevilla, Espanha; mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Bauru, SP, Brasil. Professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFS, em São Cristóvão, SE, Brasil.

Inmaculada Gordillo, Universidad de Sevilla (US), Sevilla, España.

Doutora em Comunicación Audiovisual pela Universidad de Sevilla, Espanha. Profesora da Facultad de Comunicación da Universidad de Sevilla, España.

Referências

AISGE. Estudio sobre la presencia de la mujer en las producciones españolas de ficción (2014-2016), 2017. Disponible en: https://www.aisge.es/media/multimedia/ficheros/788.pdf. Aceso en: 15 ene. 2021.

ABELLÁN GARCÍA, Antonio et al. Un perfil de las personas mayores en España. Indicadores estadísticos básicos. Informes Envejecimiento en red, Madrid, n. 22, mar. 2019. Disponible en: http://envejecimiento.csic.es/documentos/documentos/enred-indicadoresbasicos2019.pdf . Aceso en: 20 mar. 2021.

ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do Terceiro Mundo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n.1, p. 229-236, 2000.

BALLESTRIN, Luciana. Feminismos Subalternos. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 1035-1054, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

BOLE, Jean. Las diosas de la mujer madura. Arquetipos femeninos a partir de los cincuenta. Barcelona: Kairós, 2003.

CARNEIRA, Sueli. Construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tesis (Doctorado en Educación) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CASTELLANI, Ana; SCHORR, Martín. Argentina: convertibilidad, crisis de acumulación y disputas en el interior del bloque de poder económico. CDC, Caracas, v. 21, n. 57, p. 55-82, 2004.

CASTIELO, Chema. Los parias de la tierra. Inmigrantes en el cine español. Madrid: Talasa Ediciones, 2005.

CAVIELLES-LLAMAS, Ivan. De Otros a Nosotros: El Cine Español sobre Inmigración y su Camino hacia una Visión Pluricultural de España (1990-2007). 2008. Tesis (Maestría) – University of Massachusetts, 2008.

COLLINS, Patricia Hill. Black feminist thought: knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. New York: Taylor & Francis e-Library, 2002.

ESCALA, Nella. Cine latinoamericano en el mercado español. Revista Chasqui, Quito, n. 93, p. 54-61, 2006.

FERREIRA, Ceiça. Reflexões sobre a “mulher”, o olhar e a questão racial na teoria feminista do cinema. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 1, 2018.

FIGUEIREDO, Angela. Epistemologia insubmissa feminista negra decolonial. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 29, e0102, p. 1-24, 2020.

GARGALLO, Francesca. Feminismo Latinoamericano. Revista Venezolana de Estudios de la Mujer, Caracas, v. 12, n. 28, 2007.

GORDILLO, Inmaculada (2006): El diálogo intercultural en el cine español contemporáneo: entre el estereotipo y el etnocentrismo. Revista Comunicación, Sevilla, n. 4, p. 207-222, 2006.

GORDILLO, Inmaculada . La mujer “envejeciente”: silencios, estereotipos y miradas en el cine de la primera década del siglo XXI. In: SANGRO, Pedro; PLAZA, Juan F. (ed.). La representación de las mujeres en el cine y la televisión contemporáneos. Barcelona: Laertes, 2010. p. 97-116.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: Sobre a Crítica da Razão Funcionalista. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1981. v. 2.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas Configurações da Divisão Sexual do Trabalho. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 132, n. 37, p. 595-609, 2007.

INDEC. Instituto Nacional de Estadísticas y Censos, República Argentina, 2010. Censo 2010. Disponible en: https://www.indec.gob.ar/indec/web/Nivel4-Tema-2-41-135. Aceso en: 30 mar. 2021.

KAMITA, Rosana Cássia. Relações de gênero no cinema: contestação e resistência. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 1393-1404, 2017.

LUGONES, María. Colonialidad y género. Tabula Rasa, Bogotá, n. 9, p. 73-101, 2008.

MONTALBÁN, Paco. Un recorrido por las coproducciones hispano-argentinas en los últimos veinte años. La crítica, 2015. Disponible en: http://www.lacriticanyc.com/coproducir-para-triunfar. Aceso en: 15 feb. 2021.

MOYANO, Eduardo. La memoria escondida. Emigración y cine. Madrid: Tabla Rasa, 2005.

MUÑIZ, Carlos et al. La inmigración latinoamericana en los contenidos informativos. Un estudio sobre las noticias de prensa y televisión españolas. Revista Palabra Clave, Chía (Colombia), v. 10, n. 2, p. 75-92, 2007.

NAIBOGLU, Gozde. Towards an audiovisual archaeology of reproduction: gestures of migrant sex work in contemporary European cinema. Feminist Media Study, [S. I.], v. 18, n. 3, p. 411-423, 2017.

ONEI. Oficina Nacional de Estadística e información de Cuba, Censo, 2012. ONEI. Disponible en: www.one.cu/publicaciones/cepde/cpv2012/20131107resumenadelantado/Tablas/4.pdf. Aceso en: 5 feb. 2021.

PACHECO, Ana Claudia. Mulher negra: Afetividade e solidão. Salvador: Edufba, 2013.

ROSSINI, Miriam et al. Tendências do Cinema Brasileiro contemporâneo: modelos de produção e de representação. Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 21, n. 35, p. 2-11, 2016.

SANTAOLALLA, Isabel. Los “Otros”. Etnicidad y “raza” en el cine español contemporáneo. Madrid-Zaragoza: Ocho y Medio y Prensas Universitarias de Zaragoza, 2005.

TEIXEIRA, Rafael. Cinema, identidade e memória: A produção da alteridade migratória na cinematografia espanhola desde La aldea maldita, 1930 a Princesas, 2005. Revista Chasqui, Quito, n. 125, p. 43-50, 2014.

Publicado
2021-11-16
Como Citar
Malta, R. B., & Gordillo, I. (2021). Presença de mulheres imigrantes latino-americanas no cinema espanhol. Revista FAMECOS, 28(1), e41576. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.41576