O que não é um meio?

Estudos de mídia como antropologia filosófica

Palavras-chave: História intelectual, Teoria da comunicação, Teoria da mídia

Resumo

Entrevista com o pensador norte-americano John Durham Peters, apresentando sua contribuição teórica para os estudos de mídia e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Durham Peters, Yale University, New Haven, CT, Estados Unidos.

Professor do Film and Media Studies Program na Yale University, em New Haven, Connecticut, Estados Unidos. Lecionou por 30 anos em Iowa, além de ter sido professor visitante na Freie Universität Berlin, Universitetet i Oslo, Universidad de Navarra, entre outras instituições.

Otávio Daros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, Brasil. Membro do laboratório Kommunikationsgeschichte und Medienwandel, na Universität Bremen

Referências

CMIEL, Kenneth; PETERS, John D. Promiscuous knowledge: information, image, and other truth games in history. Chicago: University of Chicago Press, 2020.

DAROS, Otávio. Book review: the digital media age as the age of promiscuous knowledge. New Media & Society, v. 22, n. 8, p. 1513-1515, 2020. https://doi.org/10.1177/1461444820939525

KITTLER, Friedrich A. Gramophone, film, typewriter [1986]. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Editora UFMG/ Editora UERJ, 2019.

MCLUHAN, Marshall. Understanding media: the extensions of man. Nova York: McGraw-Hill, 1964.

PETERS, John D. Afterword: doctors of philosophy. In: HANNAN, Jason. Philosophical profiles in the theory of

communication. Nova York: Peter Lang, 2012. p. 499-510.

PETERS, John D. Institutional opportunities for intellectual history in communication studies. In: PARK, David W.; POOLEY, Jefferson. The history of media and communication research: contested memories. Nova York: Peter Lang, 2008. p. 143-162.

PETERS, John D. Institutional sources of intellectual poverty in communication research. Communication Research, v. 13, n. 4, p. 527-559, 1986. https://doi.org/10.1177/009365086013004002

PETERS, John D. Speaking into the air: a history of the idea of communication. Chicago: University of Chicago Press, 1999.

PETERS, John D. The marvelous clouds: toward a philosophy of elemental media. Chicago: University of Chicago Press, 2015.

Publicado
2021-09-03
Como Citar
Peters, J. D., & Daros, O. (2021). O que não é um meio? : Estudos de mídia como antropologia filosófica. Revista FAMECOS, 28(1), e41185. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.41185